Governo lançou primeira pedra do Centro de Modernização Administrativa em Timor-Leste
Imagem
Governo lançou primeira pedra do Centro de Modernização Administrativa em Timor-Leste
TIMOR-LESTE | Díli
Publicado em 06-11-2025

O Governo de Timor-Leste, através do Ministério da Administração Estatal (MAE), em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), realizou, no 4 de novembro, a cerimónia de lançamento da primeira pedra do primeiro Centro de Modernização Administrativa (CMA) de Timor-Leste, nas instalações do MAE, em Caicoli, Díli (Membro Efetivo da UCCLA).

O evento foi presidido pelo Ministro da Administração Estatal, Tomás do Rosário Cabral, e contou com a presença da representante residente do PNUD, Katyna Argueta, do Ministro da Justiça, Sérgio de Jesus Fernandes da Costa Hornai, do Ministro dos Transportes e Comunicações, Miguel Marques Gonçalves Manetelu, do Vice-Ministro da Administração Estatal, Jacinto Rigoberto Gomes de Deus, e do Secretário de Estado do Desenvolvimento Local, Mateus W. dos Santos Tallo.

O Centro de Modernização Administrativa representa um importante passo na reforma do serviço público timorense, com o objetivo de se tornar um motor técnico e institucional para a reforma administrativa, promover a simplificação e inovação e fortalecer a governação local. O futuro centro será também um espaço dedicado à formação e partilha de conhecimento, apoiando o Ministério da Administração Estatal e o Ministério da Justiça nos esforços para aumentar a eficiência e eficácia do processo de descentralização administrativa.

No contexto da simplificação e modernização administrativa, destaca-se também o papel do Balcão Único, que está a ser implementado em todo o país, como ponto de contacto entre o Governo e os cidadãos. A integração do Balcão Único no CMA permitirá impulsionar a inovação, padronizar procedimentos e reforçar capacidades locais, assegurando que os serviços públicos sejam cada vez mais simples, acessíveis e adaptados às necessidades da população.

O novo centro terá ainda um papel central na promoção da interoperabilidade entre o Balcão Único, o Portal Municipal e outras plataformas digitais governamentais, reforçando a digitalização dos serviços, a integração da informação e a transparência administrativa. Esta abordagem integrada contribuirá para uma administração pública mais moderna, eficiente e próxima dos cidadãos.


Mais informações sobre Governo lançou primeira pedra do Centro de Modernização Administrativa em Timor-Leste