O Governo da Guiné-Bissau, através do Ministério da Cultura, Juventude e Desportos, e o Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef), procederam, no dia 30 de setembro, ao lançamento oficial do projeto denominado U-Reportou, uma plataforma digital que fornece a participação ativa dos adolescentes e jovens na construção de soluções para os desafios que enfrentam nas suas comunidades.
O o secretário de Estado da Juventude, Lesmes Mutna Monteiro, em representação do Ministro da Cultura, Juventude e Desportos, referiu que este evento tem uma grande importância na construção de soluções para os desafios que a país enfrenta enquanto Nação.
Monteiro salientou que a Guiné-Bissau é um país jovem sendo a sua maior riqueza, por isso, devem ser o motor de transformação social, económica e cultural que todos desejam, realçando que os desafios como o abandono escolar, gravidez precoce, práticas nefastas casos da mutilação genital feminina, barreiras do acesso a educação, a internet e as novas tecnologias, realçando que com tudo isso é urgente dar voz a juventude guineense.
“E através desta plataforma os jovens guineenses podem trocar opiniões, partilhar preocupações, aceder as informações e influenciar as políticas públicas nas áreas da saúde, educação, proteção, igualdade de género e na luta contra as mudanças climáticas e o U-Report irá ajudar os jovens a participar no planeamento no futuro da nossa pátria", afirmou.
Por seu turno, o representante do Unicef no país, Inoussa Kaboré, disse que é com enorme alegria que a sua instituição colabora com o governo da Guiné-Bissau, a empresa de telecomunicação Telecel, jovens e diversos outros parceiros para o lançamento oficial do U-Report no país.
Kaboré explicou que o U-Report é uma plataforma digital de engajamento juvenil que permite aos jovens expressarem sd suas opiniões sobre os temas que afetam suas vidas e comunidades através de SMS e redes sociais casos de WhatsApp, Facebook.
“Este é um marco importante para o país, pois simboliza o reconhecimento de que a juventude não é apenas o futuro, mas também o presente e que os jovens precisam e merecem espaços reais de expressão, de escuta e de participação nos programas e decisões que os afetam", referiu.
De acordo com o responsável, “o U-Report é uma plataforma global já implementada em mais de 104 países, com mais de 38 milhões de utilizadores, mas a sua força não está nos números, mas sim, na capacidade de dar voz a causa juvenil, na recolha de opiniões, de gerar debates e de transformar informação em ação concreta, através de simples mensagens gratuitas”, disse.
“Estamos convictos de que a juventude guineense tem a energia, a inteligência e a determinação necessária para transformar a Guiné-Bissau e o Unicef reafirma hoje o seu compromisso de caminhar convosco, em parceria com o Governo, a sociedade civil, o setor privado e os parceiros internacionais, para apoiar uma Guiné-Bissau mais justa, mais inclusiva e mais sustentável”, garantiu Inoussa kabore.
Mais informações sobre Governo e Unicef lançam projeto U-Report
Notícia relacionada:
UNICEF Guiné-Bissau lança U-Report amplificando as vozes dos jovens