Gestão do Arquivo Nacional timorense

Gestão do Arquivo Nacional timorense

O Governo de Timor-Leste vai ser apoiado pela Universidade de Coimbra, em Portugal, na gestão do seu Arquivo Nacional com o objetivo de formar quadros e estabelecer procedimentos para conservação e utilização de documentos.
 
Nos termos do protocolo assinado, a parceria entre a Universidade de Coimbra e o Governo de Timor-Leste visa "estabelecer a cooperação, científica e cultural entre as duas instituições, em todos os campos de comum interesse, com vista à gestão de arquivos estatais e à formação de quadros da Administração Pública de Timor-Leste".
 
Entre outras ações, o protocolo prevê "o desenvolvimento comum de programas de investigação científica ou técnica que visem, simultaneamente, aumentar o potencial dos dois organismos e estabelecer uma estreita ligação entre investigação científica, tratamento técnico e promoção do acesso ao património histórico à guarda do Arquivo Nacional de Timor-Leste".
 
O Arquivo Nacional timorense está numa fase de arranque, mas conta com muitos documentos sobre a presença portuguesa (alguns datados do século XVI), arquivos da administração indonésia e um vasto acervo pós-independência.
 
O ministro de Estado, coordenador dos Assuntos da Administração do Estado e da Justiça e ministro da Administração Estatal de Timor-Leste, Dionísio Babo Soares, referiu que “há muito trabalho a ser feito, muitos documentos por classificar e por descobrir, e contamos com a experiência da UC para realizar esse trabalho importante".
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 07-04-2017