Gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana em Bissau

Gestão de resíduos sólidos e limpeza urbana em Bissau

No âmbito da ação "Bissau-Limpeza é Saúde", a UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) promoveu diversas sessões de formação, destinadas a 42 jovens de 3 bairros de Bissau – Hafia, Penha Brá e Plack 1 – que decorreram de 18 a 29 de novembro.
 
        
 
 
A formação contemplou uma vertente teórica e uma prática, na qual os jovens adquiriram conhecimentos de gestão dos resíduos sólidos através da “política dos 3Rs” – reduzir, reutilizar e reciclar. A reutilização de resíduos, manejamento de equipamentos e sua manutenção, higiene e segurança no trabalho, técnicas de interação, comunicação e sensibilização para com a comunidade, foram os objetivos principais que revestiram esta iniciativa.
 
        
 
Como suporte ao desenvolvimento desta atividade, a UCCLA contou com um conjunto de técnicos no terreno, quer oriundos de Lisboa, quer locais que, durante duas semanas, planificaram e organizaram iniciativas que contribuíram para uma melhor aprendizagem e esclarecimento dos conhecimentos adquiridos. 
 
No passado dia 30 de novembro, uma cerimónia oficial de entrega de materiais foi organizada no bairro Hafia, na presença da comunidade, formadores e formandos assim como dos meios locais de comunicação social. Durante a corrente semana, duas outras cerimónias serão levadas a efeito, em mais dois bairros abrangidos pelo projeto.
 
        
 
 
Trata-se de uma ação financiada pela União Europeia e Cooperação Portuguesa, enquadrada num projeto mais alargado de melhoria das condições sanitárias nas cidades da Praia (Cabo Verde) e Bissau.
Publicado em 05-12-2013