

Com organização do Instituto Cultural e do Galaxy Entertainment Group, o 2025 GEG Festival da Lusofonia decorrerá entre 24 de outubro e 2 de novembro. Nesta 28.ª edição será dado um maior destaque à promoção da cultura angolana, com a apresentação de especialidades gastronómicas e artes plásticas de Angola.
O evento terá a participação das 10 comunidades lusófonas residentes em Macau, nomeadamente de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste, Goa, Damão e Diu e a comunidade Macaense, que apresentarão os seus expositores culturais, dando a conhecer a música, artesanato, trajes tradicionais, informação turística e ainda os petiscos e bebidas típicas dos seus países ou regiões.
Para esta edição foram convidados grupos e artistas de música e dança dos 10 países e regiões de Língua Portuguesa, nomeadamente a dupla de São Tomé e Príncipe Calema, a cantora portuguesa Marisa Liz, o cantor angolano Rui Orlando, o conjunto da Guiné-Bissau Memu Sunhu, a cantora cabo-verdiana Josslyn, a banda timorense Galaxy, o grupo de dança brasileira Carimbó Paidégua, o grupo de dança moçambicana Tafika, o grupo de dança da Guiné Equatorial Negros Unidos e o grupo de dança de Goa, Damão e Diu Sanskruti Sangam, juntamente com mais de 40 artistas lusófonos locais irão apresentar espetáculos de diferentes géneros de música e dança ao longo dos 6 dias do Festival animando o palco principal, no Anfiteatro das Casas da Taipa, e ainda música ligeira lusófona, no palco secundário instalado no Largo do Carmo.
O restaurante temporário do Festival servirá especialidades dos países lusófonos. Os visitantes podem, ainda, participar nos Jogos Tradicionais Portugueses, Torneios de Matraquilhos e Jogos Recreativos para Crianças.
Ao longo dos anos, o Festival da Lusofonia tornou-se num importante acontecimento de promoção da cultura das comunidades de língua portuguesa em Macau, revelando o papel de Macau como plataforma de intercâmbio cultural entre a China e os Países de Língua Portuguesa.
Mais informações sobre o Festival da Lusofonia