Festival da Lusofonia decorrerá em Dezembro

Festival da Lusofonia decorrerá em Dezembro

Organizado pelo Instituto Cultural, em coorganização com a Direção dos Serviços de Turismo e Instituto para os Assuntos Municipais e com o apoio da Coca-Cola Beverage Co., Lda. e Rentokil Initial Hong Kong Limited-Macau Branch, o 24.º Festival da Lusofonia, integrado no 3.º Encontro em Macau - Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa, terá lugar entre 10 e 12 de dezembro, nas Casas da Taipa.

O Festival oferece um programa de atividades muito diversificado, nomeadamente expositores culturais das comunidades lusófonas locais, espetáculos de música e dança, gastronomia típica e jogos para participantes de todas as idades, permitindo ao público vivenciar os costumes e tradições lusófonas e sentirem o ambiente de alegria e convívio do Festival.

A primeira edição do Festival da Lusofonia teve lugar em 1998 e tornou-se num importante acontecimento de partilha da cultura das comunidades de língua portuguesa com a cultura chinesa ao longo dos anos. Durante os três dias do Festival, serão instalados 10 expositores culturais das comunidades lusófonas residentes em Macau, nomeadamente de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Goa, Damão e Diu, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, Timor Leste e da comunidade Macaense, apresentando a música, artesanato, manifestações artísticas, trajes tradicionais, informação turística, e ainda os petiscos e bebidas típicas dos seus países ou regiões. Cerca de 30 grupos artísticos lusófonos de Macau e um grupo do Interior da China irão proporcionar ao público diferentes géneros de música e dança no palco principal do Festival instalado no Anfiteatro das Casas da Taipa e ainda música ligeira no palco instalado no Largo do Carmo.

Este Festival de três dias oferece mostras culturais das comunidades lusófonas locais, espetáculos de música e dança, jogos para participantes de todas as idades e gastronomia típica, permitindo aos visitantes bons momentos de convívio e lazer, bem como poderão sentir a energia do povo dos países e regiões de língua portuguesa. Toda a população local e turistas estão convidados a participarem nesta grande festa com muita animação e alegria. Para mais informações, poderá visitar a página eletrónica do “Encontro em Macau - Festival de Artes e Cultura entre a China e os Países de Língua Portuguesa” em https://www.icm.gov.mo/FCP/2019/pt/.

 

Mais informações sobre Festival da Lusofonia decorrerá em Dezembro

 

 

 

Publicado em 30-10-2021