Feira do Livro de Maputo

Feira do Livro de Maputo

O livro foi o protagonista da 8ª. edição da Feira do Livro de Maputo - sob o lema “A complexidade da história não se esgota no tempo” -, que se realizou de 20 a 22 de outubro, no Átrio do Conselho Municipal de Maputo. Esta edição prestou tributo à vida e obra dos escritores Luís Bernardo Honwana e José Craveirinha, o homenageado e o patrono, respetivamente. A Feira do Livro de Maputo conta com a parceria da UCCLA desde a sua primeira edição.

Veja aqui a abertura oficial da Feira do Livro 


Luís Bernardo Honwana é o escritor homenageado em 2022, autor de “Nós matamos o cão tinhoso”, marco da literatura africana, obra fundadora da moderna ficção moçambicana, classificada como uma das 100 melhores obras africanas do século XX. As homenagens ao escritor irão decorrer até ao dia 22 de novembro.

A Feira do Livro de Maputo envolveu mesas de autores e debates, espaço dedicado aos escritores e editoras, atividades lúdicas e criativas com crianças e jovens, lançamentos de livros, oficinas de leitura, sessões de autógrafos e conversas entre escritores e leitores.

Participaram escritores de diversos países, nomeadamente: Angola, Argentina, Bolívia, Brasil, Cabo Verde, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Espanha, Finlândia, Guiné-Bissau, Guiné-Equatorial, Honduras, Inglaterra, Itália, Mali, México, Moçambique, Portugal, República Dominicana, Rússia, São Tomé e Príncipe, Uruguai e Venezuela.

A grande novidade desta edição foi a promoção da Campanha “Eu Amo Ler”, importante ação de democratização do acesso ao universo literário, cujo foco é permitir que cada um dos cerca de quatro mil estudantes das escolas públicas parceiras da edilidade da capital, sair do local com pelo menos dois ou três títulos em mãos, com custo médio dos livros entre 300 a 500 MT.

A Campanha “Eu Amo Ler” - promovida pelo Conselho Municipal de Maputo, através do Pelouro de Cultura e Turismo - visa estimular o hábito da leitura dos estudantes das escolas parceiras, contribuindo desta forma, para a melhoria do desempenho do aluno em todas as componentes curriculares.

 

 

Publicado em 24-10-2022