A Câmara Municipal de Lisboa (Membro Efetivo da UCCLA) assinalou os 45 anos da eleição de Nuno Kruz Abecasis como presidente da autarquia, com a inauguração da exposição “Nuno Krus Abecasis, Lisboa 1980-1990”, no dia 16 de dezembro. A mostra, patente nos Paços do Concelho, revisita uma década de liderança na capital, marcada por significativas transformações urbanas e sociais.
A cerimónia de evocação contou com a presença do atual presidente da autarquia, Carlos Moedas, e dos anteriores autarcas, Pedro Santana Lopes e João Soares, que participaram num colóquio moderado pela jornalista Fátima Campos Ferreira.
Carlos Moedas destacou a proximidade de Abecasis com os lisboetas, sublinhando a sua postura de “respeito e igualdade” no trato com os cidadãos.
Nuno Kruz Abecasis foi presidente da Câmara Municipal de Lisboa de 1980 a 1990. Entre outros cargos, foi fundador e presidente da UCCLA (União das Cidades Capitais Luso-Afro-Américo-Asiáticas), deputado, vice-presidente da Assembleia da República e Secretário de Estado das Indústrias.
A exposição, organizada pela Câmara de Lisboa em colaboração com o Instituto Amaro da Costa, apresenta uma retrospetiva fotográfica das principais intervenções urbanísticas conduzidas por Abecasis entre 1980 e 1990, incluindo projetos emblemáticos como a recuperação do Chiado, atribuída a Siza Vieira.
A entrada é gratuita, e a exposição estará aberta ao público até ao dia 16 de janeiro, de segunda a sexta-feira, entre as 10 e as 19 horas.
Fotografia: Câmara Municipal de Lisboa