Expansão do Hospital Baptista de Sousa em São Vicente

Expansão do Hospital Baptista de Sousa em São Vicente

Um acordo assinado entre o Ministério da Saúde de Cabo Verde, a Câmara Municipal de São Vicente (Membro Associado da UCCLA) e um privado, viabiliza o projeto de expansão do Hospital Baptista de Sousa. 
 
O ministro da Saúde e da Segurança Social de Cabo Verde, Arlindo do Rosário, explicou que o acordo espelha o “forte amor” a São Vicente e o engajamento na procura de soluções para desenvolver o sector de saúde na ilha, “um exemplo de diálogo”, possível de ser estabelecido na procura de soluções conjuntas.
 
O ministro não tem dúvidas de que se trata de um “contributo importante” para o desenvolvimento dos cuidados de saúde hospitalares em São Vicente e para toda a Região Norte.
No âmbito do acordo, a empresa Fonseca e Santos doou à Câmara Municipal de São Vicente dois terrenos situados na Avenida Capitão Ambrósio, o primeiro com 536,4 metros quadrados e o segundo com 2.083 metros quadrados.
 
Os bens imóveis situam-se num terreno anexo ao denominado Hospital Velho, considerado estratégicos para a edificação do projeto de expansão e com “importantes ganhos” em matéria de gestão hospitalar, logística, mobilidade e facilidade de acesso dos utentes.
 
A autarquia, por seu lado, coloca esses terrenos à disposição do Ministério da Saúde para a concretização do “master plan” do Hospital Baptista de Sousa (HBS), que foi contemplado com um financiamento do Fundo do Kuwait, no montante de 265 mil contos, para ser realizado ainda no ano de 2017.
 
Uma vez que o HBS já não possui condições para crescer dentro do seu perímetro, e atendendo aos desafios que tem como hospital central, que cobre a ilha de São Vicente e toda a região do Barlavento, surgiu a necessidade de se alargar o espaço para além do perímetro atual para poder responder ao plano projetado para as necessidades do hospital.
 
A expansão do HBS prevê a construção de uma nova central de consultas e de outros serviços de “grande importância” para o hospital, com impacto direto na redução dos tempos médios de espera para consultas de especialidades e cirurgias, internamento e dias de internamento, nomeadamente serviços ambulatórios, cirurgias, exames e procedimentos de diferentes especialidades e hospital dia de oncologia, de outras possibilidades.
 
Assim, a construção dessa nova infraestrutura hospitalar irá permitir a reestruturação do bloco materno-infantil, bloco cirúrgico, centro radiológico, banco de urgências, cuidados intensivos e realojamento dos serviços administrativos com melhores condições de espaço para o desenvolvimento das respetivas competências.
 
Na ocasião, o presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, destacou o acordo como “um ganho para a população” de São Vicente e da Região do Barlavento, e que vai ao encontro da preocupação da câmara com a melhoria da qualidade de vida dos sanvicentinos.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 22-03-2017