ERC apresentou nova obra da coleção "Regulação dos Media" na UCCLA

ERC apresentou nova obra da coleção "Regulação dos Media" na UCCLA

A ERC-Entidade Reguladora para a Comunicação Social apresentou, dia 31 de março, o livro “Discurso de ódio, jornalismo e participação das audiências”, da coleção "Regulação dos Media". A apresentação decorreu no auditório da UCCLA e foi conduzida pela coordenadora da obra, Marisa Torres da Silva.

O objetivo central do livro consiste em contribuir para a pesquisa e reflexão em torno do discurso de ódio online, bem como propor possíveis mecanismos de resposta enquadrados nas funções basilares do jornalismo em democracia e convocando as organizações jornalísticas para a sua prevenção, tendo em conta a sua responsabilidade moral e social na promoção da diversidade, igualdade e não discriminação.

Novo livro da ERC_DSC09054  Novo livro da ERC_DSC09069  Novo livro da ERC_DSC09081

A obra inclui um estudo de caso sobre a presença de incivilidade e de discurso de ódio nas caixas de comentários online de vários jornais durante as campanhas para as Legislativas de 2015 e de 2019 e, ainda, sugestões de boas práticas para as organizações jornalísticas tendo em vista o combate ao discurso de ódio.

Este foi o quinto livro da coleção da ERC "Regulação dos Media". Anteriormente já foram publicados títulos como O Choque Tecno-liberal, os Media e o Jornalismo, Nós na Rede, Media, Europa e Cidadãos e Infoentretenimento.

 

ERC-Entidade Reguladora para a Comunicação Social

 

 

 

Publicado em 02-04-2022