Encontro sino-lusófono traz empresários a Macau em abril
Imagem
Encontro sino-lusófono traz empresários a Macau em abril
China |
CHINA | Macau
Publicado em 28-03-2024

Mais de 600 empresários vão participar num encontro empresarial da China e dos países de língua portuguesa, que regressa a 23 de abril. Trata-se de um evento ligado à sexta Conferência Ministerial do Fórum Macau.

A previsão foi feita por Ji Xianzheng, secretário-geral do Fórum Macau. “Os países lusófonos com certeza também vão formar delegações das instituições de promoção empresarial”. As Linhas de Acção Governativa de Macau para 2024, divulgadas em novembro, já tinham referido o regresso do Encontro de Empresários da China e dos Países de Língua Portuguesa.

A iniciativa vai decorrer no terceiro e último dia da sexta conferência ministerial do Fórum de Macau, que inclui a assinatura do plano de ação do organismo até 2027, documento que foi discutido pelo Secretariado Permanente da instituição. Após a reunião, Ji Xianzheng disse que o plano vai abranger novas áreas de cooperação, entre as quais a economia digital, o comércio eletrónico, o desenvolvimento sustentável e as mudanças climáticas.

O Secretariado Permanente do Fórum integra três secretários-gerais adjuntos: o timorense Danilo Afonso Henriques (indicado pelos países lusófonos), Xie Ying (nomeada pela China) e Casimiro de Jesus Pinto (nomeado por Macau). O Secretariado Permanente inclui ainda nove delegados dos países de língua portuguesa: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste.

 

Mais informações sobre Encontro sino-lusófono traz empresários a Macau em abril