Encontro Lusófono “Tanto Mar… Uma só Língua” com foco em São Tomé e Príncipe
Imagem
Publicado em 05-12-2019
Decorreu, nos dias 29 e 30 de novembro, o I Encontro Lusófono “Tanto Mar… Uma só Língua”, que teve lugar no Centro de Estudos de História do Atlântico, Funchal, Madeira, Portugal. A iniciativa, promovida pela Associação Contigo Teatro em parceria com a Associação Presença Feminina (FEM), teve São Tomé e Príncipe em destaque. A UCCLA marcou presença com o coordenador cultural, Rui Lourido, em representação de Vitor Ramalho, Secretário-Geral.
O encontro tinha como objetivo “pensar e sentir o mundo da lusofonia, descobrindo afinidades e singularidades, numa viagem literária e na voz dos que habitam os lugares e nos visitam, para falar das suas raízes e do seu quotidiano”.
Do programa constavam conferências, exposições, peças de teatro, recitais, oficinas de dança e música tradicional.
A sessão de abertura contou com a participação do Secretário Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, Jorge Carvalho, da presidente da Associação Contigo Teatro, Maria José Assunção, e de Rui Lourido, da UCCLA.
Rui Lourido discorreu sobre o tema “Da Lusofonia vê-se o mar, a cultura como ponte entre os povos”, tendo, na ocasião, oferecido aos presentes diversas publicações da UCCLA, como o livro do Prémio Literário UCCLA, dos Encontros de Escritores de Língua Portuguesa e o catálogo das exposições de Arte Contemporânea.
Seguiram-se os painéis “Muitos povos, uma só raça” e “Da tragédia do Marquês de Mântua e do Imperador Carloto Magno ao Tchiloli”.