Encontro com Ministro da Cultura de Cabo Verde

Encontro com o Ministro da Cultura de Cabo Verde

Uma maior participação e envolvimento das câmaras municipais na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) foi o objetivo principal da reunião entre o Ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abraão Vicente, com os presidentes e representantes das principais câmaras da região de Lisboa, que teve lugar nas instalações da UCCLA, no dia 9 de janeiro.
 
Presentes no encontro estavam, para além do ministro, o Embaixador de cabo Verde em Portugal, Eurico Monteiro; o Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho; os presidentes das câmaras de Almada, Inês Medeiros; Cascais, Carlos Carreiras; Oeiras, Isaltino de Morais; Catarina Vaz Pinto, vereadora da Cultura da Câmara de Lisboa; e Maria João Raposo, diretora do Departamento de Turismo e Cultura da Câmara de Sintra. 
 
Reuniao com Ministro Abraao Vicente_4159  Reuniao com Ministro Abraao Vicente_4161  Reuniao com Ministro Abraao Vicente_4169
 
Para Abraão Vicente a presidência de Cabo Verde na CPLP deverá significar uma comunidade para as pessoas, aproximando as autarquias da agenda executiva, a nível cultural, local, de inclusão e de integração. O governante afirmou que é fundamental a articulação e o intercâmbio efetivo das agendas culturais dos países de língua portuguesa e respetivas cidades.
 
Recordou o conceito de mercado das indústrias criativas da CPLP, da intenção de se criar uma curadoria da CPLP para as artes, da promoção da mobilidade de agentes culturais, obras de arte e criações artísticas.
 
A importância dos direitos autorais é um passo importante para o mercado cultural, a regularização dos artistas e um mapeamento dos agentes culturais dos países da CPLP foram algumas das preocupações manifestadas por Abraão Vicente, realçando o papel que as câmaras têm neste processo. 
 
Reuniao com Ministro Abraao Vicente_4166  Reuniao com Ministro Abraao Vicente_4164  Reuniao com Ministro Abraao Vicente_4168
 
Todos os presidentes e representantes presentes enalteceram a realização deste encontro, mostrando-se disponíveis para colaborar com a presidência de Cabo Verde na CPLP, na criação de um intercâmbio cultural e na abertura a novas parcerias. Foram dados exemplos concretos de iniciativas com impacto em cada uma das autarquias.
 
Para Vitor Ramalho, a cultura poderá ser estendida para outras regiões, dando exemplo de Santiago de Compostela – que se tornou associado da UCCLA em 2017 – e de Olivença – que irá entrar em 2019. 

 

 

Publicado em 09-01-2019