Encontro com as Literaturas Lusófonas - UCCLA recebe Ondjaki

Encontro com as Literaturas Lusófonas - UCCLA recebe Ondjaki

A UCCLA vai receber o poeta e escritor angolano Ondjaki, no âmbito dos Encontros UCCLA com as Literaturas Lusófonas e dos 30 anos de atividade desta organização. O evento terá lugar na sede da UCCLA (sita na Rua de São Bento, n.º 640, Lisboa), no dia 10 de fevereiro, às 18.30 horas.

O poeta e jornalista José Carlos de Vasconcelos será o  moderador da “CONVERSA com ONDJAKI”.


Ndalu de Almeida, popularmente conhecido como Ondjaki, nasceu em Luanda, em 1977. Concluiu a sua licenciatura em Sociologia, em Lisboa.
O seu percurso artístico passou, também, pelo teatro e pela pintura. Em 2000 obtém o segundo lugar no concurso literário António Jacinto realizado em Angola, e publica o primeiro livro, Actu Sanguíneu.
Depois de estudar por seis meses em Nova Iorque, filma com Kiluanje Liberdade o documentário Oxalá cresçam pitangas - histórias da Luanda.
Foi laureado com o Grande Prémio de Conto Camilo Castelo Branco, em 2007, pelo seu livro Os da Minha Rua. Recebeu, na Etiópia, o prémio Grinzane por melhor escritor africano de 2008.
Em 2010 ganhou, no Brasil, o Prémio Jabuti, na categoria Juvenil, com o romance AvóDezanove e o Segredo do Soviético. Em 2013 recebeu o Prémio Literário José Saramago, pelo seu romance Os Transparentes.

 

Convite

Publicado em 03-02-2015