Encerramento da exposição "Artes Mirabilis - Colectiva de Artistas Plásticos Angolanos"

Encerramento da exposição "Artes Mirabilis - Colectiva de Artistas Plásticos Angolanos"

No dia em que se assinalou o 16.º aniversário do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, dia 4 de abril, decorreu o encerramento da "Artes Mirabilis - Colectiva de Artistas Plásticos Angolanos", na UCCLA, num evento carregado de simbolismo e que contou com a presença de múltiplas personalidades.
 
Numa viagem pela arte e pela cultura angolana, durante 3 meses a UCCLA acolheu a exposição "Artes Mirabilis - Colectiva de Artistas Plásticos Angolanos" - organizada pela UCCLA e Embaixada de Angola em Portugal, e com apoio do Ministério da Cultura de Angola – e que teve como objetivo divulgar a cultura de Angola, do passado ao presente, assinalando duas datas fundamentais: 4 de Fevereiro (dia do início da Luta Armada pela Independência) e o 4 de Abril (Dia da Paz).
 
Encerramento Artes Mirabilis_193136
 
A mostra contou com a participação de mais de 50 artistas plásticos angolanos e com 20 esculturas de grande valor etnográfico. Teve como curador o artista plástico angolano Lino Damião.
 
O diretor nacional de Informação do Ministério da Comunicação Social de Angola, Rui Vasco, e o Embaixador de Angola em Portugal, José Marcos Barrica, reuniram com o Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, antes da cerimónia começar.
 
Encerramento Artes Mirabilis-Visita personalidades_5869
 
O programa do dia 4 de abril foi o seguinte:
 
- Visita guiada à exposição pelo curador Lino Damião;
- Entoação do Hino Nacional da República de Angola;
- Vídeo sobre o 4 de Abril;
- Vídeo sobre a exposição;
- Momento músico-cultural e declamação de poesia;
- Intervenções: Rui Lourido, coordenador cultural da UCCLA; Luandino Carvalho, Adido Cultural da Embaixada da República de Angola; e curador Lino Damião;
- Oferta de um quadro dos artistas plásticos à UCCLA;
- Outorga de certificados de participação aos artistas plásticos; 
- Intervenção de Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA;
- Entoação do Hino da UCCLA.
 
Os momentos culturais foram abrilhantados por Té Macedo, Mister Jack e grupo Modus de Fado.
 
 
 

 

Publicado em 05-04-2018