Guine-Bissau bandeira

Eleições Legislativas na Guiné-Bissau

Decorreram, no dia 10 de março, as Eleições Legislativas na Guiné-Bissau tendo o Partido Africano da Independência da Guiné-Bissau e Cabo-Verde (PAIGC) alcançado 47 mandatos. A UCCLA felicita o povo guineense por mais estes resultados, todos os partidos concorrentes e particularmente os que obtiveram representação na Assembleia Nacional.
 
O então primeiro-ministro, Domingos Simões Pereira, deverá ser de novo indicado como chefe de Governo, mas agora apenas com o apoio de uma maioria relativa. 
 
Os resultados provisórios indicam que o Partido Africano da Independência da Guiné e Cabo Verde (PAIGC) alcançou 47 mandatos, o Movimento para a Alternância Democrática (Madem G-159 27, o Partido da Renovação Social (PRS) 21, a Assembleia do Povo Unido - Partido Democrático da Guiné-Bissau (APU/PDGB) 5, a União para Mudança (UM) e o Partido da Nova Democracia (PND), todos com um deputado cada.
 
O PAIGC já anunciou um acordo de incidência parlamentar para governar com a APU/PDGB, UM e PND, pelo que deverá garantir apoio da maioria dos deputados eleitos. 
 
O segundo e o terceiro partido, Madem e PRS respetivamente, celebraram também um acordo parlamentar. 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 15-03-2019