Eleições legislativas em Cabo Verde e Tomada de Posse

Eleições legislativas em Cabo Verde e Tomada de Posse

Quase 393 mil eleitores cabo-verdianos foram chamados às urnas para as sétimas eleições legislativas de Cabo Verde, que decorreram no dia 18 de abril. A tomada de posse do novo Governo vai ter lugar no dia 20 de maio, às 17 horas, no Palácio Presidencial.

A X legislatura em Cabo Verde, que continuará a ser liderado por Ulisses Correia e Silva, inicia-se no dia 19 de maio, com a realização da sessão constitutiva, conforme aviso tornado público em 06 de Maio pela secretaria-geral da Assembleia Nacional.

De acordo com o mapa dos resultados totais da eleição de 18 de abril, publicado pela Comissão Nacional de Eleições (CNE), o MpD obteve 110.211 votos, o que corresponde a 50,04% do total, e elegeu 38 deputados, enquanto o Partido Africano da Independência de Cabo Verde (PAICV) conseguiu 87.151 votos, equivalentes a 39,57%, ficando com 30 deputados.

Já a União Cabo-verdiana Independente e Democrática (UCID) teve 19.796 votos, que corresponde a 8,99%, tendo conseguido quatro deputados, todos pelo círculo eleitoral de São Vicente.

Concorreram ainda o Partido do Trabalho e da Solidariedade (PTS), Partido Popular (PP) e Partido Social Democrático (PSD), mas não conseguiram votos suficientes para eleger deputados à Assembleia Nacional de Cabo Verde.

O ciclo eleitoral em Cabo Verde começou em outubro de 2020 com as eleições autárquicas, prosseguiu em 18 de abril com as legislativas e terminará em 17 de outubro próximo com a primeira volta para as presidenciais, às quais já não concorre o atual chefe de Estado, Jorge Carlos Fonseca, por ter atingido os dois mandatos legalmente previstos.
 

Veja aqui os resultados das Eleições Legislativas em Cabo Verde

Mais informações sobre Eleições legislativas em Cabo Verde e Tomada de Posse

 

 

Publicado em 13-05-2021