Eleições gerais em Moçambique
Imagem
Eleições gerais em Moçambique
Publicado em 20-09-2019
O Presidente da República, Filipe Nyusi, marcou, através de Decreto Presidencial, para o dia 15 de outubro, a realização das eleições gerais e das assembleias provinciais em todo o território nacional.
12,9 milhões de eleitores moçambicanos vão escolher o Presidente da República, dez governadores provinciais, 250 deputados da Assembleia da República e membros das assembleias provinciais.
 
Quatro candidatos concorrem às presidenciais, incluindo o atual chefe de Estado e líder da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo), partido no poder, Filipe Nyusi, o líder da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo), principal partido da oposição, Ossufo Momade, o líder do candidato do MDM, Daviz Simango, e o candidato do partido extraparlamentar Ação do Movimento Unido para a Salvação Integral (AMUSI), Mário Albino.
 
Para as legislativas e provinciais concorrem 26 formações políticas, tendo a Frelimo, a Renamo e o MDM maior envolvimento nos 11 círculos eleitorais do extenso território nacional e os dois da diáspora.
As eleições gerais de 15 de outubro vão, pela primeira vez, escolher os governadores das 10 províncias do país, que sairão dos cabeças-de-lista dos partidos concorrentes.
 
A eleição dos governadores provinciais é uma novidade que decorre da aprovação de um novo pacote de descentralização, no âmbito das negociações para o Acordo de Paz e Reconciliação Nacional de Maputo, assinado no início de setembro.
 
 
 
Foto: Notícias ao Minuto