Educação para a Cidadania Global promovida pela UCCLA com o Município de Cascais

Educação para a Cidadania Global promovida pela UCCLA com o Município de Cascais

Decorreu na sede da UCCLA, dia 28 de fevereiro, a última sessão da Oficina de Formação creditada “Educação para a Cidadania Global” com a entrega dos certificados de participação aos professores e educadores-de-infância. A ação decorreu com a presença do Secretário-Geral da UCCLA, Vítor Ramalho, e do vereador da Educação da Câmara Municipal de Cascais, Frederico Pinho de Almeida.
 
Educação para a Cidadania Global_8696  Educação para a Cidadania Global_8691  Educação para a Cidadania Global_8699
 
A sessão ficou marcada pela manifestação clara de interesse, pelos participantes, na continuidade do trabalho em rede, com a dinamização de encontros regulares e ateliers escolares nas escolas do município de Cascais.
 
Da avaliação final, desta formação, destaca-se a experiência enriquecedora do ponto de vista da partilha e formas de olhar para o outro e para o mundo, a promoção de atividades diversificadas, propostas de trabalho que poderão ser desenvolvidas posteriormente com as crianças, troca de ideias e um convívio produtivo e criativo.
 
Educação para a Cidadania Global_8718  Educação para a Cidadania Global_8725
 
A oficina de formação em metodologias de Educação para a Cidadania Global realizou-se no espaço da Plataforma Educar Melhor em Cascais, plataforma do pré-escolar que surge com o propósito de criar uma comunidade de partilha e cooperação do ensino público, privado e solidário, e impulsionar práticas educativas inovadoras; e do Projeto Educação para a Cidadania Global, desenvolvido pela UCCLA em parceria com a Câmara Municipal de Cascais e Centro de Formação de Escolas do Concelho de Cascais. 
 
De sublinhar, ainda neste contexto, que em 2018 Cascais será a anfitriã do XV Congresso Mundial das Cidades Educadoras e Capital Europeia da Juventude - iniciativas que contam com o apoio da UCCLA.
 
 
 
Publicado em 14-03-2018