Estreia do documentário “Sombras do Poder” na UCCLA

Documentário “Sombras do Poder” estreia na UCCLA

Conflitos de liderança e de poder nas etapas do processo político de São Tomé e Príncipe estão retratados no documentário “Sombras do Poder” de Nilton Medeiros e Jerónimo Moniz, que teve estreia em Portugal e foi apresentado no auditório da UCCLA, no dia 18 de janeiro.
 
A receção dos convidados foi ao som da música do são-tomense Tonecas Prazeres.
 
Documentário Sombras do Poder estreia na UCCLA_3182  Documentário Sombras do Poder estreia na UCCLA_3184
 
O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, deu as boas-vindas a todos os presentes, afirmando que este documentário certamente iria abordar áreas “que tenham a ver com temas quando o mundo era bipolar, ou seja, quando duas superpotências se digladiavam. Enquanto na Europa decorria uma guerra fria, era desenvolvida uma guerra quente em África. Guerra quente que alguns povos experimentaram de uma forma muito dura, particularmente, os povos continentais, como foram os povos de Angola e, sobretudo, de Moçambique. Mas uma auréola de esperança renasceu com a queda dos pilares dessa bipolaridade e o desenvolvimento da liberdade e a expressão da liberdade, que deu origem, por efeito disso, à salvaguarda de processos multipartidários e a eleições livres e justas, tanto quanto possível. Seguramente eu não vi o documentário, mas das referências que obtive e que li, falam desse tempo.” 
 
Seguiram-se umas breves palavras dos autores Nilton Medeiros e Jerónimo Moniz, e depois a projeção do documentário. Para os autores o “maior agradecimento vai para as nossas personagens, que estão aqui presentes, Comandante Albertino Neto, Maria do Carmo Bragança Neto e o Senhor Manuel Gomes da Silva. Sem eles, nada disto era possível. Temos mais dois protagonistas, mas estão em São Tomé, não puderam estar presentes, com pena nossa, mas temos aqui três e agradecemos muito a vossa presença. Porque sem vocês nada disto era possível.”
 
Documentário Sombras do Poder estreia na UCCLA_3197  Documentário Sombras do Poder estreia na UCCLA_0145  Documentário Sombras do Poder estreia na UCCLA_3192
Documentário Sombras do Poder estreia na UCCLA_3217  Documentário Sombras do Poder estreia na UCCLA_0155
 
A apresentação e intervenções sobre o documentário estiveram a cargo de Augusto Nascimento, Alcídio Montoya, Nilton Medeiros e Jerónimo Moniz. 
 
Esteve presente o Embaixador de São Tomé e Príncipe em Portugal, António Quintas.
 
O documentário “Sombras do Poder” está inserido no Projeto “São Tomé e Príncipe Retalhos de uma História”, da autoria de Nilton Medeiros e Jerónimo Moniz. Relata um conjunto de acontecimentos que a sociedade santomense e não só, têm refletidos durante mais de 40 anos. Muito se tem escrito e dito, algumas vezes marcado por preconceitos ideológicos, outras simplesmente pelo oportunismo do politicamente correto. No documentário “Sombras do Poder” cada personagem tem a sua verdade, sem pretender ser a verdade absoluta.
 
 
Sinopse:
 
Conflitos de liderança e poder fazem parte de todas as etapas do processo político de São Tomé e Príncipe. 
 
Com a proclamação da independência em 12 de julho de 1975, o novo estado instala o poder num regime de partido único, dando início a uma governação caracterizada pela asfixia de opositores. 
 
O clima de desconfiança e traição entre os camaradas foi aumentando cada vez mais, ninguém ousava manifestar a sua voz e exprimir a sua opinião. 
 
Acusados pelo tribunal especial para Atos Contra-Revolucionários de tentativa de golpe de estado, muitos cidadãos foram parar a prisão, sofrendo torturas psicológicas e físicas para confessar e denunciar alegados cúmplices.
 
Na década de noventa, o regime não vê outro caminho se não o de abertura política, São Tomé e Príncipe veria a ser o primeiro país da África lusófona a declarar mudança para a democracia multipartidária.
 
Nos anos que se seguiram, o país foi ensombrado com algumas tentativas de golpes de estado militar, mas sempre com o final feliz: Negociações, memorando e amnistia.
 
"Sombras do Poder" resgata a teia de contradição e conspiração que tiveram o seu início na primeira república na voz das vítimas e protagonistas. 
 
 
 
 
 
 
 

 

Publicado em 20-01-2020