O mobiliário que equipava escolas de Espinho, em Portugal, vai ser doado a estabelecimentos de ensino da Guiné-Bissau com o objetivo de contribuir para o desenvolvimento da escolarização das crianças do país.
De acordo com a autarquia “trata-se de uma grande quantidade de mobiliário armazenado em instalações da Câmara de Espinho e proveniente das antigas escolas do município, atualmente encerradas e substituídas pelos novos centros escolares”.
O envio deste material para a Guiné visa “contribuir para o desenvolvimento da escolarização das crianças e do povo guineense”, já que “o mobiliário escolar é dos equipamentos mais caros e difíceis de encontrar nesse país africano”.
Depois de equipada com o mobiliário de Espinho, terá condições para acolher 300 a 400 crianças.
O transporte e a entrega desse material estarão a cargo da Paróquia de Espinho, através da missão humanitária "A Casa Fiz do Mundo", que nasceu em 2007 em São Tomé e Príncipe, por iniciativa de um grupo de colaboradores da Comunidade Católica de Carregosa, em colaboração com as Irmãs Franciscanas Hospitaleiras da Imaculada Conceição e, em 2017, foi alargado à Guiné-Bissau.