Doação da obra “Paisagens Interiores” à UCCLA
Imagem
Doação da obra “Paisagens Interiores” à UCCLA
Publicado em 30-07-2019
A artista plástica Helena Vantache doou a obra “Paisagens Interiores”, Vivências Tropicais - Angola, # VTA.1 - construída com vagens, linhas, acrílico e metal - à UCCLA, através de um contrato de doação assinado com Vitor Ramalho, Secretário-Geral da associação, dia 29 de julho.
 
Doacao de peca de Helena Vantache_8786  Doacao de peca de Helena Vantache_9689  Doacao de peca de Helena Vantache_9696  Doacao de peca de Helena Vantache_9692
Doacao de peca de Helena Vantache_9698  Doacao de peca de Helena Vantache_9708  Doacao de peca de Helena Vantache_9728
 
De acordo com o contrato “A UCCLA aceita a doação da obra “Paisagens Interiores”, Vivências Tropicais - Angola, # VTA.1, a fim de a incluir no seu acervo, mas obriga-se a não alienar ou dispor da referida obra, a título definitivo, sem autorização expressa da autora, ou em caso de falecimento desta, da sua filha Leonor Vantache Vaz”, assim como “A UCCLA, de comum acordo com a autora, escolherá o local de exposição da mesma, comprometendo-se desde já que a mesma estará exposta ao público pelo menos por um período de seis meses em cada ano, seguidos ou intercalados”.
 
 
Nota Biográfica: 
Helena Maria Pestana Vantache é natural da Penha de França, Lisboa (1952). Licenciada em Economia pelo ISEG, UTL. Teve como atividade profissional o exercício em funções públicas (1975-2014). No âmbito destas funções (Ministério das Finanças - GPEARI) deslocou-se para Luanda, Ministério das Finanças de Angola, para o exercício do cargo de Gestora do Programa de Cooperação e Assistência Técnica em finanças públicas entre Angola e Portugal (2010/12). 
Sempre mostrou apetência para a pintura, mas sobretudo a partir de 1999 começou a pintar de modo frequente. Na Sociedade Nacional de Belas Artes frequentou os cursos: de desenho (2001/04), sob orientação do Escultor Quintino Sebastião; de pintura, sob orientação do Pintor Jaime Silva (2005/09), Atelier Livre de Pintura (2014/15) e Atelier Experimental, sob orientação da artista plástica Ana Lima Netto (2016/19). Expõe regularmente desde 2001 e durante o presente mês de outubro tem em exposição 33 trabalhos de pintura no Ministério das Finanças, Terreiro do Paço, Lisboa.