Divulgação das iniciativas e projetos das cidades e empresas associadas da UCCLA

Divulgação das iniciativas das cidades e empresas associadas da UCCLA

Com base na relação de proximidade que a UCCLA tem com todas as entidades suas associadas, cidades e empresas, iremos dar início à divulgação de iniciativas e projetos que as próprias entidades considerem mais relevantes. Nesta fase começaremos pelas cidades portuguesas, mas todas serão contempladas muito em breve.

Deste modo, poderão enviar-nos as informações que considerem mais importantes da vossa atividade e nós faremos divulgação nas nossas múltiplas plataformas. O email para envio é anabela.simao@uccla.pt.

 

Veja as contribuições das cidades:

 

Angra do Heroismo-Logo

 

Site institucional: https://angradoheroismo.pt/

 

-> A Galeria de Educação pela Arte disponibiliza, entre os meses de janeiro a junho de 2021, o Ensino Artístico Contínuo. Segundas-feiras haverá Desenho e Pintura, para crianças dos 6 aos 12 anos, com Jess Nunes. Nas terças haverá Iniciação à Viola, com Paulo Cunha. A Expressão Dramática será dada às quartas, por Raquel Raposo.

Ensino artistico - Angra
As inscrições estão abertas através do telefone +351 969168234 ou pelo e-mail galeria.inscricoes@gmail.com

 

-> Decorre até 14 de março de 2021, a exposição de pintura “Simbologias” de Dimas Simas Lopes, na Galeria de Arte Contemporânea Carmina (Outeiro do Galhardo, n.º 13A Ladeira Grande).
A exposição Simbologias | Dimas Simas Lopes apresenta dois conjuntos de obras, Breviário Açoriano e Sinais da Matéria, que reúnem telas de grande dimensão espiritual, em que a universalidade de símbolos ancestrais é impregnada por uma vivência regional, criando uma iconografia açoriana fortemente marcada pela presença do Divino.

Expo Simbologias - Angra
Horário: Terças, quartas e quintas das 9h30 às 12 horas e das 13h30 às 16 horas; sextas e sábados das 17 às 21 horas.

 

-> Está patente na entrada da Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro (Rua do Morrão, n.º 42) recebe, até 30 de abril de 2021, a exposição “Apontamentos de Viagem” de Carlota Monjardino. Esta mostra é uma retrospetiva das viagens que a artista fez, onde registou no seu diário gráfico os locais por onde foi passando. A entrada é gratuita.

Expo Apontamentos de Viagem - Angra
Informações pelo e-mail bpar.angra.info@azores.gov.pt

 

-> Todos os primeiros domingos de cada mês, das 10h30 às 11h30, “Vem conhecer o teu Eu…. Vem meditar”. Uma iniciativa realizada, até dia 6 de junho de 2021, com orientação de Rita Cintrão.

Meditacao-Angra
Contatos através do e-mail galeria.inscricoes@gmail.com

 

-> Está a decorrer, até 25 de junho de 2021, o projeto de aprendizagem e prática de Animal Flow cujo objetivo é a expressão corporal, a promoção da saúde através da atividade física e foco mental, de um modo lúdico e artístico por parte dos seus participantes. Tem como público-alvo pessoas dos 15 anos 65 anos, e conta com a orientação de Luís Silva.

Animal Flow-Angra
Contactos pelo telefone +351 969168234 ou pelo e-mail galeria.inscricoes@gmail.com

 

Logotipo Almada

 

Site institucional: http://www.m-almada.pt/

Publicações periódicas


-> De 6 e 17 de fevereiro de 2021, decorre o CLASH! When classic and contemporary dance collide and new forms emerge, em que a Companhia de Dança de Almada apresenta, em sessão online, um debate sobre a repercussão deste projeto europeu na companhia, com destaque para os resultados artísticos, que se traduziram na produção da peça “Noir”, criada para palco e para o ecrã. O projeto CLASH! é liderado pelo Balletto di Roma (Itália) em parceria com a Companhia de Dança de Almada (Portugal), 420PEOPLE (República Checa), Derida Dance Center/Art Link Foundation (Bulgária), Polski Teatr Ta¿ca - Polish Dance Theatre (Polónia) e Sapienza Università di Roma (Itália), cofinanciado pelo programa Europa Criativa da União Europeia e, em Portugal, pelo Governo de Portugal | Ministério da Cultura, através da Direção-Geral das Artes.
Informações através do telefone +351 212 583 175 ou no link

 

-> No dia 20 de fevereiro de 2021, às 11 horas, é a Hora do Conto online, gratuito, para bebés dos 6 aos 36 meses, uma iniciativa dinamizada pela Rede Municipal de Bibliotecas de Almada - Miminhos e Leituras «Bom dia Simão». Esta personagem promete fascinar os mais novos… uma história simples mas encantadora. Um conto de Marie-Louise Gay, narrado por Cláudia Pulquério e Paula Salema.

Bom dia Simao - Almada
Acesso através do link www.flickr.com/photos/bibliotecasalmada
Informações através do e-mail biblactividades@cma.m-almada.pt


-> No dia 20 de fevereiro de 2021, a partir das 15 horas, há Sábados de Leitura. Em destaque estarão as obras “O Lugre” e “Nos Mares do Fim do Mundo”, de Bernardo Santareno. O Lugre constitui-se como um drama que narra a dureza da vida dos pescadores portugueses nos mares do Norte, ao serviço da frota bacalhoeira, bem como as tensões da vida a bordo e a relação quotidiana com o perigo, perante o qual os homens reagem de forma diferente.

O Lugre - Almada
A atividade é gratuita, mediante marcação prévia (máximo 20 participantes), a realizar através de plataforma digital.
Informações através do telefone: +251 212 508 210 ou pelo e-mail biblactividades@cma.m-almada.pt

 

-> No dia 27 de fevereiro de 2021, às 11 horas, decorrerá, online e será gratuito, a Hora do Conto para crianças a partir dos 4 anos, dinamizada pela Rede Municipal de Bibliotecas de Almada - O Período Azul do Melro. O Melro e o Morcego são grandes amigos. Um dia o Morcego foi embora, o Melro ficou triste e quando isto acontece tudo lhe parece AZUL. Como poderá ele voltar a gostar de todas as outras cores? Um conto de Marion Deuchars, narrado por Telma Marreiros.

Saudades do teu abraco - Almada
Acesso no link www.flickr.com/photos/bibliotecasalmada
Informações através do e-mail biblactividades@cma.m-almada.pt

 

-> Decorre até 11 de março de 2021, a exposição "Azul" que reúne os azuis das obras dos artistas Isabel Sabino e Guilherme Parente. Poderá ver os azuis dos céus míticos de Guilherme Parente, mediterrânico com a harmonia do lápis lazúli, mas também o brilho do ouro e os azulões de Isabel Sabino, oriundos das casas muito brancas e fundos oceânicos. A exposição é organizada pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade NOVA de Lisboa, Campus da Caparica.

Exposicao Azul - Almada
Entrada gratuita
Telefone: +351 212 948 300
Horário: Segunda a Sexta das 9 às 17 horas
Local: Biblioteca da FCT NOVA (Largo da Torre, 2825-149 Caparica)

 

Logotipo Braga

Site institucional: https://www.cm-braga.pt/pt

Publicações periódicas

 

-> Está a decorrer até dia 30 de abril de 2021, o Concurso de Banda Desenhada “Fora da Caixa”. Trata-se de uma iniciativa dirigida a jovens Bracarenses entre os 16 e os 20 anos.
O município pretende desafiar a criatividade dos jovens e, ao mesmo tempo, despertar o seu interesse nos processos criativos, estimulando hábitos de escrita, leitura e desenho. O tema escolhido para esta edição é “Paz” que, desta forma, pretende sensibilizar a comunidade para a necessidade da construção de um mundo tolerante e solidário. A entrega dos trabalhos decorrerá até 30 de abril de 2021, na Casa dos Crivos (Rua de São Marcos, n.º 41). Todas as propostas serão submetidas a um júri que é constituído por Lídia Dias, vereadora da Cultura, pelo escritor e ilustrador Pedro Seromenho e pela ilustradora Bracarense Raquel Costa. Os três primeiros classificados receberão vouchers a descontar em livrarias e papelarias locais contempladas no protocolo entre a Associação Comercial de Braga e o Município de Braga.

Concurso Banda Desenhada - Braga
Consulte o regulamento e a ficha de inscrição.
Mais informações podem ser obtidas através do e-mail inscricoes.cultura@cm-braga.pt

Logo Cascais

Site institucional: https://www.cascais.pt/

Publicações periódicas

 

-> Vai decorrer no dia 26 de fevereiro de 2021, às 19h30, um encontro no âmbito do Clube de Leitura de Cascais, comunidade de leitores da Biblioteca Municipal de Cascais - Casa da Horta da Quinta de Santa Clara. O tema em análise será “O Homem em Busca de um Sentido” da autoria de Viktor E.Frankl. O convidado será João Céu e Silva.

Clube leitura - Cascais
O evento é gratuito mas sujeito a marcação prévia para o e-mail bchqsc@cm-cascais.pt
Informações para o telefone +351 214 815 381


-> No dia 27 de fevereiro de 2021, às 15h30, a Biblioteca Municipal de São Domingos de Rana (Rua das Travessas, n.º 128) vai acolher a iniciativa “Cantigas pequeninas, fadas verdes e versos para embalar o mar”, contos musicados pelo coletivo O Som do Algodão. O coletivo O Som do Algodão resgata os retalhos dos textos e poemas de dois livros de Matilde Rosa Araújo (uma das escritoras portuguesas que mais marcou a literatura infantil nacional) - Fadas Verdes (1994) e O Livro da Tila (1957) - e apresentará uma performance poética encantada, onde as palavras e os sons tecem uma teia de cumplicidade com o público.

Cantigas pequeninas - Cascais
O evento é gratuito. Inscrições e informações a partir do dia 22 de fevereiro de 2021, para o telefone +351 214 815 403/4

 

-> Até ao dia 28 de fevereiro de 2021, e diariamente, decorre o programa "+Saúde todos os dias" em versão online. Este programa tem como objetivo promover a literacia em saúde e atividade física. Para ter acesso à informação e às iniciativas basta aceder ao grupo Academia da Saúde Cascais, na página do Facebook

Academia da saude - Cascais
O programa "+Saúde todos os dias" está disponível neste link


-> Até junho de 2021, mensalmente, no Auditório do Centro Cultural de Cascais, pelas 17 horas, vários académicos são convidados a abordar a importância de grandes obras literárias que marcaram a Cultura de todos os tempos. A iniciativa decorre no âmbito da programação da Cátedra Cascais Interartes. Trata-se de um ciclo-seminário permanente sobre Grandes Obras da Literatura Universal, uma iniciativa da Câmara Municipal de Cascais, Bairro dos Museus, Fundação D. Luís e Cátedra Cascais Interartes.
Próximas sessões:
13 março de 2021 - A Peregrinação de Fernão Mendes Pinto por Isabel Almeida
10 abril de 2021 - A Montanha Mágica de Thomas Mann por António Sousa Ribeiro
8 maio de 2021 - Moby Dick de Herman Melville por Mário Avelar
5 junho de 2021 - D. Quixote de Cervantes por Antonio Sáez-Delgado

Grandes obras - Cascais
O ciclo será transmitido via stream em direto no site da Fundação D. Luís.
A iniciativa é gratuita. Informações para o telefone +351 214 815 660


-> Até 30 de junho de 2021, a Câmara Municipal de Cascais convida-o a fazer visitas virtuais e conhecer alguns dos mais interessantes equipamentos culturais da cidade.
Museus:
Museu da Vila - Entre na visita 3D
Museu Condes de Castro Guimarães - Entre na visita 3D 
Museu da Música Portuguesa - Casa Verdades de Faria - Entre na visita 3D

Exposições:
Pintura Democrática - Coleção Luisa e Manuel Pedroso Lima - Centro Cultural de Cascais - Entre na visita 3D e na visita guiada
Paula Rego: Desenhar, Encenar, Pintar - Casa das Histórias Paula Rego - Entre na visita 3D

Visitas virtuais - Cascais

Bibliotecas:
Biblioteca Infantil e Juvenil - Entre na visita 3D 
Biblioteca Municipal S. Domingos de Rana - Entre na visita 3D 
Biblioteca Casa da Horta da Quinta de Santa Clara - Entre na visita 3D

 

Coimbra

 

 

Site institucional: https://www.cm-coimbra.pt/

 

A cidade de Coimbra tem uma vasta programação cultural dedicada à União Europeia durante a presidência portuguesa. Com o lema O “Semestre Europeu – A Europa em Coimbra 2021” a cidade pretende celebrar a multiplicidade das culturas dos países que integram a União Europeia. Assim, decorrerá no Convento de São Francisco (Av. da Guarda Inglesa, n.º 1a) as seguintes iniciativas:

-> 24 de fevereiro de 2021, às 19 horas, espetáculo do duo Anna e Erki Pärnoja formado por músicos estonianos premiados;
Anna and Erki Pärnoja DUO - Coimbra

-> nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2021, e para celebrar os 100 anos de relações diplomáticas entre Portugal e Estónia, o Convento São Francisco apresenta em colaboração com a Embaixada da Estónia, duas sessões de curtas metragens de cinema de animação estónio. Esta mostra traz ao público português as histórias cheias de criatividade, humor e acontecimentos incríveis, dos dois estúdios de cinema mais importantes da Estónia: o Nukufilm e o Joonisfilm. Dia 26 fevereiro, às 15 horas, para escolas e instituições e dia 27 fevereiro, às 16 horas, para famílias e público em geral;
Mostra de cinema - Coimbra

-> 27 de fevereiro de 2021, às 9h30, vai decorrer a “Oficina de Cinema de Animação para as crianças: Animando a Estónia”;
Oficina de cinema - Coimbra

-> 27 de fevereiro de 2021, às 19 horas, a antiga igreja do Convento São Francisco vai receber um espetáculo ímpar de um quarteto de harpas celtas, interpretado por quatro mulheres da Galiza, que constituem o grupo Lulavai, onde o protagonismo das harpas e o som doce das suas vozes dão vida a um estilo próprio e único;
Lulavai - Coimbra

-> 4 de março de 2021, às 21h30, a Orquestra Gulbenkian, sob a direção de Nuno Coelho, seu Maestro convidado, apresenta um programa maioritariamente constituído por obras de compositores nascidos na Hungria;
Viagem a Hungria

-> 12 de março de 2021, às 19 horas, partindo da celebração dos 200 anos do nascimento do compositor francês Jacques Offenbach, a Plateia Protagonista e o trio À la Joie! prestam homenagem a um dos grandes vultos da ópera cómica;
Ri-te como Jacques - Coimbra

-> 14 de março de 2021,às 10 horas, haverá “Concerto para bebés” (bebés até 36 meses), onde se irá dançar com os bebés ao som das rapzódias de George Enescu, mas também da veloz música tradicional Klezmer;
Concertos para Bebés - Coimbra

-> 14 de março de 2021, às 18 horas, o H4NDS duo, formado pelos pianistas António Luís Silva e Tiago Nunes, apresenta-se ao público num recital com obras para piano do compositor polaco Fryderyk Chopin.
Revisitar Chopin - Coimbra

Para adquirir bilhetes contate a bilheteira do Convento São Francisco (diariamente entre as 15 e as 20 horas), através do telefone +351 239 857 191 ou envie e-mail para bilheteira@coimbraconvento.pt

 

Logotipo da Covilha

Site institucional: http://www.cm-covilha.pt/


-> Está a decorrer até 3 de abril de 2021, a iniciativa “Quadragésima - Ciclo de Tradições da Quaresma”. Trata-se de um ciclo de tradições que junta os concelhos de Belmonte, Covilhã, Fundão, Guarda e Sabugal, num programa de inúmeras iniciativas durante o período da Quaresma.
Mais informações nos links www.cm-covilha.pt || https://m.facebook.com/covilhamunicipio/ || https://twitter.com/cmcovilha || https://www.instagram.com/covilha_municipio/


-> Entre os meses de fevereiro e outubro de 2021, decorre o “Y Públicos - Laboratório de Artes Performativas Sénior [LabSénior]” sob a direção artística de Sílvia Pinto Ferreira. O Lab Sénior tem como proposta desenvolver um trabalho continuado na área do teatro com pessoas a partir dos 65 anos. No biénio 2020/2021, através do teatro, da narração de histórias e da música, os participantes desenvolvem uma pesquisa no âmbito da tradição oral da Cova da Beira que dará origem a um exercício performativo a apresentar publicamente.

LabSenior-Covilha
Local: Centro De Ativ'idades da Covilhã. Telefone +351 275 315 137

 

 

Logo Guimaraes

 

Site institucional: https://www.cm-guimaraes.pt/

 

-> Durante todo o ano de 2021 poderá visitar a Coleção Permanente - CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Av. Conde Margaride, n.º 175), sobre “Arte Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Antiga Chinesa da Coleção de José de Guimarães e Obras de Artistas Contemporâneos”. O CIAJG junta peças das três coleções que José de Guimarães vem reunindo há cerca de cinco décadas - Arte Africana, Arte Pré-Colombiana (México, Peru, Guatemala, e Costa Rica) e Arte Antiga Chinesa -, obras da autoria do artista e de outros artistas contemporâneos e objetos do património popular, religioso e arqueológico, num roteiro espiritual e simbólico que descreve um arco geográfico e temporal que tem origem na sua terra natal - a cidade de Guimarães - e que atravessa civilizações de três continentes com culturas ricas e complexas, para regressar ao lugar de origem, proporcionando uma reflexão sobre a diversidade enquanto forma de construção da identidade. Mais informações disponíveis neste link

CIAJG-Guimaraes
Contactos: Telefone: +351 253 424 715 ou e-mail geral@aoficina.pt
Horário: Terça a domingo das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas (últimas entradas às 12h30 e às 18h30)

 

Lisboa Logo

 

Site institucional: https://www.lisboa.pt/

Publicações periódicas

 

-> Até dia 28 de fevereiro de 2021, o Teatro da Trindade Inatel apresenta “Carmen” um documentário sobre Carmen Dolores, realizado no âmbito da homenagem que o Teatro da Trindade prestou à atriz. No dia 12 de julho de 2018, a sala principal do Teatro recebeu o seu nome. Carmen Dolores, figura maior do teatro em Portugal, deixou-nos, aos 96 anos de idade. O seu nome está ligado ao Teatro da Trindade de forma indelével e o seu contributo para a história do teatro em Portugal ficará registado para a posteridade. Apesar do luto, o Teatro onde a atriz se estreou, em 1945, celebra, através de um documentário, a vida de Carmen e tudo o que de maravilhoso ela representa: talento, generosidade, delicadeza e respeito pelo próximo. Que estes atributos nos sirvam de inspiração, na arte e na vida.

Carmen - Lisboa
O documentário está disponível no site do Teatro da Trindade Inatel


-> Até dia 31 de março de 2021 há visitas guiadas, online, aos jardins dos Embaixadores, no âmbito do Festival Jardins Abertos - que acontece desde 2017 e desde essa data abre os portões de muitos jardins desconhecidos e privados de Lisboa. Os embaixadores convidados abrem a porta das suas embaixadas e oferecem uma visita guiada pelos jardins dos palácios e casas que as albergam. A Embaixada de França e de Itália são dois dos locais apresentados. Destaque ainda para a Casa Carlucci, residência oficial do Embaixador dos Estados Unidos em Portugal.

Jardim residencia oficial embaixador EUA em PT
Através do canal de Youtube dos Jardins Abertos é possível descobrir a coleção de vídeos Jardins e Embaixadores. 


-> O Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC) apresenta, até 16 de abril de 2021, um diversificado programa online. O mote é a exposição Dilema de Ser e Parecer. O Retrato na Pintura, Fotografia e Escultura (1850-1916). A rúbrica Dilemas, em torno da exposição; Histórias do Bairro, em que se destacam memórias do Chiado; um glossário de arte e leituras de obras, e ainda a rúbrica O que Esta Obra me Conta, são alguns dos eventos que estão programados. Aceder nesta ligação.

Dilemas quotidianos - Lisboa
Ao fim de semana, a programação é especial para miúdos e graúdos, O Fungagá das Artes, com dois cursos de desenho e quizzes. Ambos os cursos são gratuitos e dados em direto através da página de Youtube
Entretanto, até 16 de Abril, todas as sextas-feiras, às 16 horas, também através da mesma página de YouTube, continua o Ciclo de Conversas em torno do retrato, ainda a pretexto da exposição Dilema de Ser e Parecer.


-> Até 29 de maio de 2021, quinzenalmente, nas manhãs de sábado, às 11 horas, cientistas do Técnico respondem a perguntas de crianças e outras pessoas curiosas sobre as suas áreas científicas - “Explica-me como se tivesse 5 anos”. E se eu quiser construir um robot? O zero é um número par ou ímpar? De que é que é feito o ar? As partículas são migalhas no Espaço? são algumas das perguntas às quais os nossos cientistas vão procurar dar resposta e explicar tudo de forma muito simples e acessível.

Conversas com criancas - Lisboa
Envie as suas perguntas por e-mail indicando o seu nome e idade ou coloque-as em direto na caixa de comentários da emissão ao vivo no Facebook
Saiba mais aqui

 

Mertola Logo

 

Site institucional: https://www.cm-mertola.pt/

 

-> No dia 28 de fevereiro de 2021, às 10 horas, a Associação Montícola (que integra a Rede Alimentar de Mértola) em parceria com o Kitchen Dates - Restaurante desperdício zero, promove uma ação de capacitação no combate ao desperdício alimentar. Evitar o desperdício deve ser uma causa comunitária consensual. Cabe-nos, pois, a todos combater o desperdício alimentar. E tudo começa por estar consciente do problema e procurar mudar alguns hábitos e rotinas diárias.

Desperdicio alimentar - Mertola
A atividade irá realizar-se em formato on-line e tem como público-alvo prioritário os agentes locais da restauração e outros sectores da alimentação. As inscrições são gratuitas, obrigatórias e limitadas a 10 vagas. Inscrições são feitas através deste endereço

 

Logotipo Odivelas

Site institucional: https://www.cm-odivelas.pt/

Publicações periódicas

 

-> Estão a decorrer, até ao dia 25 de fevereiro de 2021, as inscrições para o Programa de Compostagem Doméstica, que compreende a oferta de compostores domésticos e a realização de ações de formação aos respetivos utilizadores. Esta iniciativa da Câmara Municipal de Odivelas, em parceria com a Valorsul, tem como objetivo proporcionar aos munícipes cujas habitações possuam quintal, horta ou jardim a possibilidade de produzirem adubo orgânico através da reciclagem de resíduos biodegradáveis domésticos.

Compostar-Odivelas
A iniciativa é gratuita mediante inscrição prévia.
Inscrições através do e-mail https://www.cm-odivelas.pt/programa-odivelas-a-compostar-outra-forma-de-reciclar

 

-> Vai decorrer no dia 26 de fevereiro de 2021, a sessão de histórias “Ler em Família: Atividades de Leitura para Crianças”, com ateliê de expressão plástica, em ambiente virtual, que têm como objetivo trabalhar a leitura e a ilustração com crianças, sensibilizar os pais para a importância de partilhar histórias com os filhos desde cedo e aprofundar as relações de afeto entre pais e filhos, através dos livros. A história trabalhada, bem como o tutorial do ateliê, serão disponibilizados em formato vídeo e posteriormente enviados para os participantes de cada sessão. Para a realização do ateliê, serão disponibilizados kits, com o material necessário, para levantamento no Pólo de Caneças.

Ler e familia - Odivelas
A atividade é gratuita, mediante marcação prévia. Mais informações disponíveis através neste link 
As inscrições são efetuadas para o email bmdd@cm-odivelas.pt

 

 

Logo Oeiras

Site institucional: http://www.cm-oeiras.pt

 

-> Durante o mês de fevereiro de 2021, serão transmitidos, online, os Concertos Comentados alusivos à Música no Tempo de Marquês de Pombal. Estes concertos têm como principal objetivo a formação de públicos conhecedores. Os concertos decorrerão aos sábados e domingos, sob a orientação do Maestro José Soares, pelas 16 horas, e gratuito, no Canal de Youtube do Município

Concertos Oeiras

Sábado, dia 20 de fevereiro de 2021 - Benedetto Marcello pelo Artonus Ensemble
Domingo, dia 21 de fevereiro de 2021 - Com a presença de Heinrich Köhler
Sábado, dia 27 de fevereiro de 2021 - Com a presença de Georg Philipp Telemann
Domingo, dia 28 de fevereiro de 2021 - Com a presença de Daniel Purcell e Lloyd WeberPombal


-> Decorrem até dia 15 de março de 2021 as inscrições para a competição interempresas de FIFA 21. O Torneio Esports Oeiras Valley é uma competição interempresas de FIFA 21, coorganizado com o Clube Recreativo Leões de Porto Salvo, que aposta nas novas tecnologias como agregador comum e relacional, pretendendo levar o Esports ao ecossistema Oeiras Valley. Esta iniciativa, que se encontra integrada no Programa Oeiras Solidária (http://oeirassolidaria.cm.oeiras.pt) visa proporcionar momentos de convívio e interação entre os colaboradores no interior das empresas, e de networking com outras empresas, podendo estender-se a familiares. Cada equipa poderá ter até 3 elementos e cada empresa pode ter quantas equipas desejar. Curioso? Assista ao vídeo em https://bit.ly/3cnStYG e participe. Torneio Esports Oeiras Valley - Apresentação

Torneio - Oeiras
Para ficar a par de todos os detalhes sobre a iniciativa e regulamento, incluindo os valores da inscrição, pode consultar o documento abaixo ou aceder ao site oficial do torneio: https://oeirasvalley.esportzy.com/
Para qualquer esclarecimento, estão disponíveis os seguintes contactos: e-mail ov.esports@leoesdeportosalvo.pt ou telefone +351 933 594 211


-> Até ao dia 2 de abril de 2021, o município de Oeiras e a MUSGO Produção Cultural apresentam ‘Culto’, uma série de episódios semanais que propõe novos encontros artísticos em torno da poesia de língua portuguesa. A cada episódio, e sempre em locais distintos do Parque dos Poetas, dois artistas apresentam leituras de poetas novos ou consagrados que justapõem expressões artísticas e procuram desassossegar as formas tradicionais de dizer e fazer poesia. ‘Culto’ tem realização de Ricardo Reis e direção artística de Paulo Campos dos Reis.
19 de fevereiro de 2021 - Andres Tarabia "Pancho" e Pedro Lamares interpretam poemas de Herberto Helder
26 de fevereiro de 2021 - Paulo Campos dos Reis e Francisco Camacho exploram o universo de António Ramos Rosa através das palavras e da dança
5 de março de 2021 - Nuno Moura lê Alexandre O’Neill, Mário Cesariny e poemas da sua autoria em diálogo com a música de Carlos Zíngaro
12 de março de 2021 - Ana Deus e Luca Argel exploram o seu projeto musical em torno de Pessoa, para além da poesia de Drummond de Andrade, Ana Farrah Baunilha, Regina Guimarães e do próprio Luca Argel
19 de março de 2021 - Cirila Bossuet diz Alda Lara e Gisela Casimiro, enquanto os seus pais Wavovádio Gomes e Luísa Bossuet dançam peças recuperadas do repertório do Ballet Nacional de Angola, do qual foram fundadores
26 de março de 2021 - Encontro entre Isaque Ferreira e Manuel João Vieira à volta de Bocage, João Habitualmente e poemas improvisados
2 de abril de 2021 - Mário Cesariny, Rui Cinatti, Ricardo Reis e Carlos de Oliveira na voz de Diogo Dória, ao mesmo tempo que João Fiadeiro revisita e readapta uma criação da sua autoria ao espaço do Templo da Poesia.

Culto - Oeiras
Os episódios, com duração de 15 a 30 minutos, serão lançados nas redes sociais Facebook e Instagram do Município de Oeiras, do Oeiras 27 e da MUSGO, onde ficarão disponíveis.


-> Até 30 de abril de 2021, o projeto “Oeiras em Casa: Receitas de Família” vem desafiá-lo a desempoeirar os seus cadernos de receitas, que encerram aquelas delícias que fazem as suas memórias, e partilhar as suas receitas, as suas histórias, quem as faz ou fazia. A sua receita e a sua história poderão ser selecionadas para serem publicadas num livro sobre as Receitas de Família de Oeiras, dedicado não só às receitas mas também à história das famílias, os lugares, curiosidades sobre os ingredientes ou outros elementos.

Receitas de familia - Oeiras
Envie a receita escrita, uma gravação de voz, fotografia ou até um vídeo para o e-mail receitasdefamilia@cm-oeiras.pt e esta será posteriormente analisada por um especialista em gastronomia.
Oeiras em Casa - Receitas de Família - Termos e Condições de Participação

 

Logotipo de Ponta Delgada

Site institucional: https://www.cm-pontadelgada.pt/

 

-> No âmbito das comemorações do 475.º aniversário da cidade de Ponta Delgada - que se assinala a 2 de abril - estará patente até dia 19 de março de 2021 a exposição “Ponta Delgada: Memórias Fotográficas (1860-1960)”. Trata-se de uma mostra com organização conjunta da Câmara Municipal e do Instituto Cultural de Ponta Delgada, em parceria com o Solmar Avenida Center e com o Centro Comercial Parque Atlântico. Com comissariado de Pedro Pascoal de Melo, a exposição traça um retrato da urbe através da objetiva de um conjunto de fotógrafos que nela trabalharam ou viveram (como Aires Jácome Correia, António José Raposo, José Pacheco Toste, Ernest Brown, Henrique Pereira da Costa e Gilberto Nóbrega, entre outros).

Expo Ponta Delgada
A exposição estará patente ao público nos centros comerciais Parque Atlântico e Solmar Avenida.
Mais informações disponíveis através do link https://www.cm-pontadelgada.pt/pages/541?news_id=2799

 

-> Estão a decorrer, até dia 31 de março de 2021, as candidaturas ao Prémio Literário Natália Correia, instituído e promovido pela Câmara Municipal de Ponta Delgada. Este prémio visa distinguir, alternadamente em cada edição, a criação poética e literária de autores com obras originais e inéditas redigidas em Língua Portuguesa. Podem concorrer autores, independentemente da sua nacionalidade, com idade mínima de 16 anos à data da submissão dos trabalhos a concurso. As candidaturas deverão ser submetidas pelo e-mail premionataliacorreia@mpdelgada.pt.

Prémio Natalia Correira
Regulamento do Prémio Literário Natália Correia 
Mais informações disponíveis no link https://www.cm-pontadelgada.pt/pages/541?news_id=2812

 

 

Porto logo

 

Site institucional: https://www.cm-porto.pt/

 

-> O novo site do Museu da Cidade do Porto, lançado no início do mês de fevereiro de 2021, é o reflexo de um projeto apresentado à cidade, no ano passado, mas que não se resume a ser um simples espelho deste. Antes, apresenta-se como mais uma extensão do museu que reúne todo o sistema de ligações em rizoma, a que se propôs este recente projeto municipal. Navegando pelo site, o visitante poderá explorar mais sobre cada uma das estações, a coleção que integram, os gabinetes que chegaram a poder ser abertos no ano de 2020, que trouxe tantas limitações aos projetos culturais (em vídeos guiados pelas exposições no projeto Visitações), e contribuir com ideias para um museu-em-construção, através do Gabinete Atmosférico, principal canal de interface em tempos de pandemia. Também a Rádio Estação, projeto inicialmente ensaiado durante a Feira do Livro do Porto, encontra na nova morada do Museu da Cidade o seu “sítio invisível”.

Site Museu da Cidade - Porto
Há, ainda, um conjunto de rubricas, protagonizado por uma rede de colaborações em crescimento, para conhecer em https://www.museudacidadeporto.pt/.
 

-> De 26 de fevereiro a 26 de março de 2021, às 16 horas, vai decorrer a iniciativa “Sextas a Contar” que irá permitir às famílias com crianças desfrutar de um momento semanal embrenhado no universo da leitura e dos livros, desta vez num formato online. Dirigida a crianças entre os 3 e 6 anos de idade, a iniciativa de leitura promovida pela Biblioteca Municipal do Porto (BMP) vai levar contos infantis até à casa das famílias.

Sextas a contar - Porto
O primeiro encontro está marcado para o dia 26 de fevereiro, seguindo-se leituras nos dias 5, 12, 19 e 26 de março.
De acesso livre, mas com lotação limitada, a participação na atividade implica uma inscrição prévia obrigatória aqui.

 

-> Até ao dia 25 de março de 2021, o Museu da Farmácia vai acolher tertúlias com o título “À conversa com…”. São sessões semanais, online, que irão abordar temas relacionados com as coleções e os objetos expostos no museu e assuntos da atualidade. As conversas terão lugar às 18 horas e serão transmitidas em streaming direto na página de Facebook do Museu da Farmácia. 

Museu da farmácia - Porto
Os temas que serão abordados nestas tertúlias são: Sherlock Holmes; a ciência e a sociedade britânica; a importância da antropologia forense para o estudo das doenças; as coleções árabes - islâmicas em Portugal; Eça de Queiroz e o Egipto; Exploradores Aventureiros; e os Missionários e a Farmácia.

 

 

Sintra Logo

 

Site institucional: https://cm-sintra.pt/

 

-> A Câmara Municipal de Sintra apresenta, na plataforma do projeto Mural 18, o concerto de OCO no dia 20 de fevereiro de 2021, pelas 21 horas. Os OCO nasceram em 2004, desde aí têm criado sonoridades ritualistas e intemporais, inspiradas em várias partes do mundo. Nos seus concertos os OCO evocam sons das profundezas da humanidade, onde guiam o público num ritual musical, sente-se em cada momento a entrega e partilha, com vibrações que circundam e se espalham.

OCO - Sintra
Para assistir ao concerto deverá aceder ao website Mural 18


-> Terá lugar no dia 27 de fevereiro de 2021, pelas 19 horas, o espetáculo “A Paixão pela Dança”, que será transmitido na plataforma Live Stage. Nesta 2ª edição, o espetáculo reúne artistas da dança, música e da escrita, com cerca de uma hora com muita conversa, dança, música e boa disposição. Do painel de convidados que irão partilhar o palco com o Grupo Profissional de Dança Contemporânea Ai!aDança, destacam-se os artistas António Laginha, Cris Aysel, Fernando Pereira, Florinda Loureiro, Isabel Vidal Félix, João Melo, Jorge Marques, Manuela Bastos, Maria João Correia, Maria José Navarro, Victor Santos, Real Companhia, Cuadro Flamenco Companhia de Dança Espanhola, entre outros. O espetáculo é dedicado a todos os bailarinos e profissionais das artes do espetáculo que teimam em não querer parar e que continuam a dedicar-se ao público generosamente, com a sua Arte, seja de que maneira for.

Paixao da dança
Saiba como assistir ao espetáculo online AQUI.


-> A Câmara Municipal de Sintra promove, em parceria com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, uma colheita extraordinária de sangue nos dias 2 e 3 de março de 2021, entre as 9 e as 13 horas, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra (Av. Heliodoro Salgado, n.º 102). A câmara desafia todos os munícipes, trabalhadores da autarquia e trabalhadores das empresas do concelho - que cumpram os requisitos básicos para a dádiva - a participarem desta colheita de sangue. Pode consultar AQUI para saber mais sobre ser dador de sangue. 

Colheita de sangue - Sintra
Mais informações disponíveis AQUI 
Para se inscrever nesta colheita deve enviar e-mail para dsst@cm-sintra.pt


-> Está patente, até dia 31 de março de 2021, a exposição coletiva PAN PAN PAN DEMIA #7 Gabinetes Desconfinados, de Bárbara Bulhão, Cândido, Fábio Colaço, Joana Siquenique, José Taborda, Luz Rivara, Ricardo Sousa, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra (Av. Heliodoro Salgado, n.º 102). Os sete artistas uniram-se nesta exposição diferente, ondem exprimem os estados de espírito e sentimentos sem limitações, em 7 gabinetes desconfinados. Uma mostra que retrata este momento peculiar que todos nós estamos a viver com a Pandemia, que se debruça sobre o pensamento de que “quando achamos que temos todas as respostas vem a vida e muda todas as perguntas.

Pan Pan Pan Demia - Sintra
Aproveite esta oportunidade para conhecer gratuitamente o  MU.SA. Os Museus Municipais de Sintra estão distinguidos com o selo Clean & Safe e que a entrada nos seis Museus Municipais de Sintra é gratuita para todos os visitantes.

 

 

Publicado em 07-02-2021