Divulgação das iniciativas e projetos das cidades e empresas associadas da UCCLA

Divulgação das iniciativas das cidades e empresas associadas da UCCLA

Com base na relação de proximidade que a UCCLA tem com todas as entidades suas associadas, cidades e empresas, iremos dar início à divulgação de iniciativas e projetos que as próprias entidades considerem mais relevantes. Nesta fase começaremos pelas cidades portuguesas, mas todas serão contempladas muito em breve.

Deste modo, poderão enviar-nos as informações que considerem mais importantes da vossa atividade e nós faremos divulgação nas nossas múltiplas plataformas. O email para envio é anabela.simao@uccla.pt.

 

Veja as iniciativas das cidades, percorrendo a página e ver todas as cidades:

 

 

Almada - Logo

 

Site institucional: http://www.m-almada.pt/

Publicações periódicas


-> A exposição Network Connections, de Robert Wiley, está aberta ao público no Solar dos Zagallos - desde 17 de julho e até 29 de agosto de 2021 - com entrada livre. Uma exposição que retrata algumas das obras que dão corpo aos desafios específicos das técnicas das artes do fogo mas que, paralelamente proporciona uma reflexão mais profunda de como as bases de uma herança cultural estão assentes nas condições sistémicas da atualidade.

exposição Network Connections-ROBERT WILEY
Horário: de quarta-feira a sábado: 10h-12h/14h-17h, domingos: 14h-17h. Encerra às segundas-feiras, terças-feiras e feriados. Mais informações aqui


-> A cidade de Almada promove, de 24 setembro 2021 a 3 setembro 2021, as Jornadas Europeias do Património 2021 - Património Inclusivo e Diversificado, em formato híbrido. A inscrição nas atividades deverá ter lugar até 48 horas do seu início, sendo de caráter obrigatório, ainda que a entrada seja gratuita, devido à pandemia da Covid-19.

Jornadas Europeias do Património 2021
Saiba mais aqui

 

 

Angra do Heroismo-Logo

 

Site institucional: https://angradoheroismo.pt/

 

-> Até ao dia 18 de setembro de 2021, visite a exposição fotográfica Blood Red Luxury de Luís Godinho, na Carmina, Galeria de Arte Contemporânea Dimas Simas Lopes. Uma reportagem que espelha as condições desumanas em que é feito o garimpo de pedras semipreciosas de Ganet (Granada), na Mina de Thatha, localizada na província de Cabo Delgado (Moçambique). Além do impacto ambiental, os danos pessoais decorrentes dos acidentes, esta situação reflete-se no dia-a-dia da população local.

Blood Red Luxury
Saiba informações aqui.


-> Está a decorrer, até 30 de setembro de 2021, a exposição de fotografia “Oceano Cósmico” na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís da Silva Ribeiro. A exposição do cosmos e o mundo subaquático - revelados pelas lentes de um astrofotógrafo, César Pinheiro, e de um fotógrafo subaquático, João Bruges, tem como propósito proporcionar ao visitante uma experiência única de contemplação pelo universo, bem como sensibilizar para a preservação pela vida marinha.

Oceano Cosmico
Mais informações aqui.

 

Logotipo Braga

Site institucional: https://www.cm-braga.pt/pt

Publicações periódicas

 

-> O Município de Braga aderiu à “abem: Rede Solidária do Medicamento”, um programa social que possibilita aos cidadãos em situação de carência económica o acesso aos medicamentos essenciais para a sua vida e que lhe são prescritos por receita médica. De acordo com Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta rede será um “auxílio crucial para as franjas mais carenciadas do Concelho, que irá, no contexto de pandemia que atravessamos, abranger também os casos de inesperada carência económica decorrentes de situações de desemprego repentino ou de confronto com doença incapacitante, entre outros casos a analisar”. Cabe ao Gabinete Municipal de Saúde do Município de Braga a referenciação de cidadãos socialmente vulneráveis cuja situação seja enquadrável para integrar a Rede Solidária do Medicamento. A adesão é feita com total anonimato. Para qualquer esclarecimento pode contactar o Gabinete Municipal de Saúde através do número +351253277099 ou do e-mail gab.saude@cm-braga.pt

Braga - Apoio a populacao carenciada
Mais informações disponíveis aqui


-> A curta-metragem ‘Braga Natural’ do Município de Braga foi distinguida com o prémio prata no festival de cinema, na categoria de produtos turísticos/atrações naturais, que decorreu na África do Sul, sob organização do Comitê Internacional de Festivais de Cinema de Turismo (CIFFT). O vídeo dá a conhecer recantos naturais do Concelho de Braga, como os moinhos de Portuguediz, em Sobreposta, o rio Este, as margens do Cávado ou a rede de percursos pedestres do Concelho. ‘Braga Natural’ é um convite à descoberta e fruição de locais menos conhecidos, que permitem observar a fauna e flora e, ao mesmo tempo, compreender melhor as raízes históricas do Concelho. O filme foi realizado por Martin Dale, professor da Universidade do Minho, com locução de Eduardo Rêgo, com imagens da fauna, do fotógrafo bracarense João Ferreira, e das caminhadas do videógrafo Diogo Costa.

Braga-Braga Natural
O vídeo está disponível através do link https://bit.ly/2QXiJwU

 

Logo Cascais

Site institucional: https://www.cascais.pt/

Publicações periódicas

 

-> A Arte como Esperança # 2, uma exposição coletiva que decorre até ao dia 4 de setembro de 2021, na Galeria de Arte da Freguesia Cascais e Estoril (Cascais). De entrada gratuita, esta mostra resulta de um desafio lançado a alguns artistas do concelho a participar no projeto A Arte Como Esperança # 2. Alguns dos artistas representados são Isabel Alvarez, Margarida Antunes, Ricardo “Tadeu” Barros, Bicho, Sílvia Correia, Oldemiro Cravo, Fernanda Dias, João Ferreira, Antonieta Figueiredo, Mafalda Gonçalves, Lena Önnesjö Lobo, Tim Madeira, Andrea Matte, Margarida Ornelas, Marie-Christine Vandenberghe e Sara Ventura.

A Arte Como Esperanca
Contactos para mais informações: galeriarte@jf-cascaisestoril.pt | +351 214 646 140.

 

-> Para os amantes da leitura a Biblioteca Móvel de Cascais voltou! Até 11 de setembro de 2021, todos os sábados, das 10h30 às 13h30, visite o Parque Quinta da Alagoa. Com novos livros, estão disponibilizados ao público 1500 exemplares. Desde a sua criação, a Biblioteca Móvel de Cascais registou cerca de 400 leitores e foi visitada por mais de 3 mil utilizadores. Registe na sua agenda, os dias que restam para poder visitá-la: 28 de agosto e 11 de setembro.

Biblioteca Movel de Cascais
Mais informações aqui.

 

 

Coimbra

 

 

Site institucional: https://www.cm-coimbra.pt/

 

-> A Câmara de Coimbra continua a apostar na mobilidade suave e em dotar o concelho de uma rede ciclável que permita ligar as zonas periurbanas à zona urbana e aos principais pontos de interesse, como hospitais, faculdades, escolas, centros de comércio, serviços e equipamentos desportivos.
A autarquia vai agora avançar com a criação de mais 18km de ciclovia ao longo do leito periférico direito do Mondego, de forma a ligar as povoações que se localizam ao longo da EN111. Esta nova via vai ligar-se aos restantes 20km de ciclovia já existentes que vão do Açude-Ponte até ao Vale das Flores e à Portela; aos 11km que estão previstos serem executados do Açude-Ponte até ao concelho de Montemor-o-Velho, pela margem esquerda junto à estrada do Campo, onde se irá ligar ao restante percurso ciclável até à costa atlântica na Figueira da Foz; à ligação de 1,3km de ciclovia entre o Açude-Ponte e Bencanta; e, posteriormente, à ciclovia que será criada na estrada de Eiras.

Coimbra-Ciclovia
Mais informações poderá obter neste link

 

 

Logotipo da Covilha

Site institucional: http://www.cm-covilha.pt/


-> Entre os meses de fevereiro e outubro de 2021, decorre o “Y Públicos - Laboratório de Artes Performativas Sénior [LabSénior]” sob a direção artística de Sílvia Pinto Ferreira. O Lab Sénior tem como proposta desenvolver um trabalho continuado na área do teatro com pessoas a partir dos 65 anos. No biénio 2020/2021, através do teatro, da narração de histórias e da música, os participantes desenvolvem uma pesquisa no âmbito da tradição oral da Cova da Beira que dará origem a um exercício performativo a apresentar publicamente.

LabSenior-Covilha
Local: Centro De Ativ'idades da Covilhã. Telefone +351 275 315 137

 

 

 

Logo Guimaraes

 

Site institucional: https://www.cm-guimaraes.pt/

 

-> Durante todo o ano de 2021 poderá visitar a Coleção Permanente - CIAJG (Centro Internacional das Artes José de Guimarães, Av. Conde Margaride, n.º 175), sobre “Arte Africana, Arte Pré-Colombiana e Arte Antiga Chinesa da Coleção de José de Guimarães e Obras de Artistas Contemporâneos”. O CIAJG junta peças das três coleções que José de Guimarães vem reunindo há cerca de cinco décadas - Arte Africana, Arte Pré-Colombiana (México, Peru, Guatemala, e Costa Rica) e Arte Antiga Chinesa -, obras da autoria do artista e de outros artistas contemporâneos e objetos do património popular, religioso e arqueológico, num roteiro espiritual e simbólico que descreve um arco geográfico e temporal que tem origem na sua terra natal - a cidade de Guimarães - e que atravessa civilizações de três continentes com culturas ricas e complexas, para regressar ao lugar de origem, proporcionando uma reflexão sobre a diversidade enquanto forma de construção da identidade. Mais informações disponíveis neste link

CIAJG-Guimaraes
Contactos: Telefone: +351 253 424 715 ou e-mail geral@aoficina.pt
Horário: Terça a domingo das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas (últimas entradas às 12h30 e às 18h30)


->A Câmara de Guimarães colabora na realização de inquéritos epidemiológicos. Os técnicos da Câmara de Guimarães integram o projeto “Vamos Salvar Portugal”, desde novembro, colaborando com a ARS Norte no sentido de ajudar a interromper de forma célere as cadeias de transmissão de COVID-19 na comunidade e reduzir o número de inquéritos epidemiológicos em atraso. Este objetivo está a ser cumprido ao estabelecer contactos com todos os casos de infetados cerca de 24 horas após terem sido disponibilizados na plataforma, agilizando desta forma o diagnóstico de cada doente, de forma a instituir as medidas necessárias, como o Isolamento no domicílio do caso confirmado de COVID-19 e a identificação e posterior isolamento no domicílio dos contactos de alto-risco indicados, colaborando ainda na emissão da declaração de isolamento profilático, bem como de testes.

Guimaraes - Testes epidemologicos
Mais informações poderão visualizar este link


-> “Proximcity” é a nova plataforma digital, desenvolvida pela Câmara Municipal de Guimarães, que tem como objetivo aproximar mais a população ao comércio tradicional, serviços de restauração e similares. Este serviço é gratuito e materializado numa aplicação para dispositivos móveis, com o objetivo claro de apoiar os comerciantes de todo o território de Guimarães. Através da nova plataforma digital, será possível aceder a uma oferta variada de produtos e serviços selecionados a partir da oferta local, para todos os subscritores da aplicação “Proximcity”. Os utilizadores de dispositivos móveis poderão fazer encomendas ou efetuar compras em total segurança e comodidade a partir das suas residências.

Guimaraes-Proximcity
Mais informações disponível neste link


-> Um serviço de teleconsultas “SNS24 Balcão” disponível em mais freguesias de Guimarães. Projeto desenvolvido em articulação com Ministério da Saúde, ARS Norte e Câmara Municipal, arrancou em Brito e passa a estar disponível nas freguesias de Lordelo, Nespereira e UF Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar. Os novos espaços visam facilitar o acesso dos cidadãos aos vários serviços digitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS), de forma rápida, mais próxima e segura. Guimarães passa a contar com mais três unidades de teleconsulta do SNS24 Balcão nas freguesias de Lordelo, Nespereira e UF Souto Santa Maria, Souto S. Salvador e Gondomar, depois da inauguração da primeira unidade a nível nacional na Vila de Brito, em dezembro passado.

Guimaraes - teleconsulta
Mais informações disponíveis neste link


-> Numa iniciativa do Lions Clube de Guimarães em parceria com a Câmara Municipal e a Biblioteca Municipal Raul Brandão, foi lançada a campanha “Doa um Livro” para distribuir pelas crianças carenciadas. Trata-se de uma campanha, que pretende envolver todos os vimaranenses, de recolha de livros infantis e juvenis junto da comunidade vimaranense no sentido de garantir o acesso aos livros para as crianças de famílias economicamente vulneráveis.

Guimaraes-Doa um livro
Mais informações disponíveis neste link


-> O município de Guimarães disponibiliza conteúdos culturais em plataforma digital. https://em.guimaraes.pt é o endereço da plataforma digital do município de Guimarães, garantindo a promoção e o acesso à cultura à distância. Concertos, teatro, recriações de artes performativas são algumas das propostas já disponíveis para consulta na nova plataforma digital. Os conteúdos disponíveis resultam de gravações com artistas de Guimarães e com recurso maioritariamente a empresas audiovisuais do território concelhio, com uma opção de utilização de espaços inusitados do concelho.

Guimaraes - Plataforma cultural
Mais informações disponíveis neste link


-> Numa articulação entre as escolas e o município de Guimarães, o ensino à distância regressou no dia 8 de fevereiro. Com o retomar do modelo de ensino à distância, as escolas e a câmara municipal estão a fazer o levantamento das necessidades de equipamentos e/ou internet. Estão ainda asseguradas as refeições escolares a todos os alunos com escalão, assim como a todos os que comprovem vulnerabilidade social. Neste período de interrupção das aulas estão a ser servidos cerca de duas centenas de almoços diários, no universo dos 14 agrupamentos escolares do concelho. As refeições são entregues nas escolas ou, para quem não tiver possibilidade, o município assume a entrega em casa. Para os alunos do 1.º ciclo será ainda disponível o lanche ou reforço alimentar.

Guimares - Ensino a distancia
Mais informações disponíveis neste link 
 

 

Lisboa Logo

 

Site institucional: https://www.lisboa.pt/

Publicações periódicas

 

-> Regressa, este verão, o Lisboa na Rua, confirmando as virtudes da cultura em época de pandemia. Entre 21 de agosto e 19 de setembro de 2021, a EGEAC promove, em parceria com a autarquia de Lisboa, estreias mundiais nas mais diversas áreas artísticas. Ocupando novos espaços, seguros e com controlo de acesso, o Lisboa na Rua pinta a cidade de música, teatro, dança, cinema, artes plásticas, novo circo e muita magia.

Lisboa na Rua
Há muito mais para descobrir, desde exposições de fotografia, videoarte, novo circo e, claro, muita música, ao longo de um mês em que a cultura não tira férias. Toda a programação tem entrada gratuita, mas com lotações reduzidas de acordo com as normas de segurança em vigor. Visite o site https://www.culturanarua.pt/ e ficará a toda a programação.

 

-> Navegante Escola chega a mais de 32 mil alunos em Lisboa . Ao longo das próximas semanas, mais de sete mil de cartões Navegante Escola serão distribuídos aos alunos do 1.º ao 9.º ano das escolas de Lisboa. Desde o lançamento da iniciativa, em 2018, a Câmara Municipal de Lisboa entregou já cerca de 32.200 cartões, a alunos de 130 escolas públicas, e 58 privadas, do ensino básico de Lisboa. O Cartão Navegante Escola é um cartão Lisboa Viva que identifica o aluno e a escola ou agrupamento escolar a que pertence, e que permite aceder gratuitamente à rede de transportes públicos coletivos da Área Metropolitana de Lisboa, até o aluno fazer 13 anos. Após essa idade, a mensalidade terá um desconto de 25%.

Lisboa - Navegante Escola - Escola Restelo
Mais informações disponíveis neste link

 

Mertola Logo

 

Site institucional: https://www.cm-mertola.pt/

Agenda Cultural: www.cm-mertola.pt/municipio/comunicacao-municipal/agenda-cultural
 

-> A Biblioteca Municipal de Mértola iniciou, no dia 22 de fevereiro, o serviço de empréstimo ao domicílio. Faça o seu pedido através do telefone 286 610 108 ou por email para bibliotecamunicipal@cm-mertola.pt

Mertola - Entrega domicilio
Consulte o Catálogo Bibliográfico: http://bibliotecamunicipal.catalogo.cm-mertola.pt


-> O Ciclo de Palestras “A Necrópole do Largo do Terreiro da Feira” está a decorrer até ao dia 26 de agosto de 2021, no Salão Nobre do Município de Mértola. As sessões que se aproximam são: dia 24 de agosto, subordinada ao tema “Arqueologia e Património na fronteira hispano-lusa do Baixo Guadiana, com Pedro Albuquerque” e, dia 26 de agosto “Mértola e o Guadiana na Idade do Ferro: Estado atual dos conhecimentos, com Pedro Albuquerque”.

Ciclo de palestras
Devido à pandemia da Covid-19, o local tem uma lotação máxima de 20 pessoas, pelo que deverá fazer uma inscrição prévia através do email manuelmarques@cm-mertola.pt. Mais informações aqui.


-> Visite a exposição Sustentar, Ci.CLO Plataforma, na Galeria do Castelo de Mértola, até ao dia 29 de agosto de 2021. Esta mostra coletiva de artistas conta com a curadoria de Krysztof Candrowicz, Pablo Berástegui e Virgílio Ferreira. Promovida pela Ci.CLO, conta com os seguintes parceiros e cofinanciadores: Câmara Municipal de Évora, Câmara Municipal da Figueira da Foz, Câmara Municipal de Loulé, Câmara Municipal de Mértola, Câmara Municipal de Setúbal; na qualidade de parceiro institucional, o EDIA - Museu da Luz; e com o apoio financeiro da Direção-Geral das Artes.

Expo Sustentar
Aberta ao público de terça a sábado: das 9h15 às 12h30 e das 14h00 às 17h15. Mais informações aqui.

Logotipo Odivelas

Site institucional: https://www.cm-odivelas.pt/

Publicações periódicas

Agenda cultural: https://www.cm-odivelas.pt/conhecer-odivelas/agenda-municipal
 

-> Karyna Gomes apresenta ao vivo o seu novo trabalho de originais, “N’Na”, no Centro Cultural da Malaposta, dia 8 de setembro de 2021. Este espetáculo está incluído no ciclo “Sons de África no Feminino”, onde participarão também as artistas Aline Frazão e Carmen Souza. Karyna Gomes acaba de lançar o novo single “Gustu di Mel” com letra de sua autoria e co-autoria musical com Mito, compositor e produtor moçambicano. A artista guineense dá assim sequência à sua carreira e a “Mindjer”, seu último álbum de originais. “N’Na” terá edição a 24 de Setembro, dia da Independência da Guiné Bissau e terá edição pela Kavi Music com apoio das rádios Antena 1 e RDP Africa.

Karyna Gomes
Mais informações disponíveis aqui

 

-> A Câmara Municipal de Odivelas, em parceria com a Valorsul, desenvolveu um programa de compostagem doméstica que compreende a oferta de compostores domésticos e a realização de ações de formação aos respetivos utilizadores. O programa visa proporcionar aos munícipes, cujas habitações possuam quintal, horta ou jardim, a possibilidade de produzirem adubo orgânico através da reciclagem de resíduos biodegradáveis domésticos. Para participar no Programa, deverá preencher a ficha de inscrição online

Odivelas - Compostores
Para melhor informação poderão aceder neste link


-> O Claustro do Capítulo e o Claustro da Moura do Mosteiro de São Dinis e São Bernardo, em Odivelas, vão ser alvo de uma empreitada de reabilitação que permitirá tornar estes espaços visitáveis pelo público. A intervenção inclui a reabilitação de terraços, coberturas, caixilharias e revestimento de tetos e paredes, com especial atenção para a conservação e restauro do património integrado pétreo e azulejar.

Odivelas - Claustro da Moura
Para melhor informação poderão aceder neste link


-> Nesta fase de confinamento social, a Biblioteca Municipal D. Dinis, em Odivelas disponibiliza no facebook projetos destinados às famílias:
- “Estórias ao Ouvido” consiste na partilha de minicontos, em formato áudio, às quartas-feiras e sábados, pelas 19 horas. “Fechem os olhos, destapem as orelhas e deixem-se voar nesta nova experiência, onde a PALAVRA é o aconchego destes dias de confinamento”.
- O projeto “Entre Sons e Histórias” é uma rubrica quinzenal, divulgada às sextas-feiras, sempre às 18 horas. Destinado a pequenos e graúdos, poderão disfrutar de histórias contadas e cantadas, sempre acompanhadas por instrumentos musicais. “E se pudéssemos desvendar a magia que há nos livros? E se no meio das palavras se escondessem músicas ou canções?

Odivelas - Estorias ao ouvido
Para informação poderão aceder no link


-> O Consultório Médico Veterinário Municipal de Odivelas encontra-se em funcionamento, prestando cuidados de saúde a animais de companhia, nomeadamente vacinação, tratamentos, cirurgias e aplicação de microchips para identificação eletrónica de cães e gatos. Considerando o estado atual da situação pandémica originada pela COVID-19, as marcações de consultas são realizadas, por telefone (+351 21 932 0835), no dia 15 de cada mês para agendamento no mês seguinte. As vagas são limitadas e o Consultório Veterinário Médico Municipal não tem urgências.

Odivelas - Consultorio veterinario
Para mais informação poderá aceder através do link

Logo Oeiras

Site institucional: http://www.cm-oeiras.pt

 

-> Neste verão, e até ao dia 13 de setembro de 2021, Oeiras acolhe o II Ciclo de «Conferências de Verão», ao longo de nove sessões, no Parque dos Poetas. Uma iniciativa organizada pela Nova Acrópole Oeiras-Cascais, que conta com o apoio da Câmara Municipal de Oeiras. Encontros recheados de cultura, restando quatro sessões às quais poderá assistir, nomeadamente: 24 de agosto, pelas 19h30, subordinado a “Fernando Pessoa e Almada Negreiros: O Mito de Eros e Psiquê”, por Paulo Loução; 31 de agosto “Alda Lara e a Terra-Mãe - Severina Gonçalves”, com Severina Gonçalves; 7 de setembro “Gil Vicente e o mito solar da Lusitânia”, pelo Grupo de Artes Orpheu; 13 de setembro “Camões e Dante, dos Fiéis do Amor à reminiscência de Platão” assinalando os 700 anos da morte de Dante, com Paulo Loução. Todos os eventos são compostos por dois momentos, uma primeira parte de recital ao ar livre junto à estátua do poeta homenageado e, uma segunda, de conferência, no Templo da Poesia do Parque dos Poetas. A participação é gratuita, no entanto, sujeita a inscrição prévia.

Ciclo de Conferencias - Plano Geral
Para mais informações: novacropoleoeirascascais@gmail.com; +351925 872 778 ou www.facebook.com/novaacropole.oeirascascais.
 

-> Apesar da pandemia da Covid-19 Oeiras retoma, em setembro de 2021, a Corrida do Tejo! A 4.ª Corrida do Tejo KIDS terá lugar no dia 18 de setembro de 2021, a 40.ª Corrida do Tejo (10 Km) a 19 de setembro de 2021 e a corrida do Tejo Virtual 2.0, para quem não se possa deslocar presencialmente, de 19 a 26 de setembro de 2021. Paralelamente, o município promoverá a exposição “Desafiando a liberdade - 40 anos de Desporto em Oeiras”, uma vez que o desporto faz parte da cultura de Oeiras. Poderá inscrever-se através do email https://corridadotejo.bol.pt/.

Corrida Tejo
Para mais informações, contacte 910 958 227 ou info@corridadotejo.com. Fonte: www.oeiras.pt/web/guest/-/40-corrida-do-tejo

 

 

Logotipo de Ponta Delgada

Site institucional: https://www.cm-pontadelgada.pt/

 

-> A iniciativa “Animar PDL”, promovida pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, está de regresso ao Centro Histórico e vai decorrer até ao dia 11 de setembro de 2021. Artistas locais vão ter a oportunidade de realizar miniconcertos em itinerância pela cidade ou em zonas de reduzida concentração de público. Os miniconcertos, que vão decorrer durante o dia, de segunda-feira a sábado, vão percorrer diferentes ruas e espaços da cidade como a Torre Sineira da Câmara Municipal de Ponta Delgada; o Largo Mártires da Pátria; o Jardim Padre Sena Freitas; o Jardim António Borges ou a Rua dos Mercadores. Todos os concertos noturnos serão realizados na Praça Gonçalo Velho - Portas da Cidade.

animar_pdl_2021
A programação será divulgada todas as semanas no portal da autarquia na internet em www.cm-pontadelgada.pt. Veja a programação já definida aqui

 

-> O centro Natália correia vai acolher a mostra O Teatro Popular nas Reservas Municipais, até ao dia 24 de setembro de 2021. Esta mostra resulta da doação feita de bens pertencentes ao Grupo Teatral da Casa do Povo da Fajã de Baixo à Câmara de Ponta Delgada e estão expostos em homenagem a todos os que contribuíram para o desenvolvimento das artes de palco, em Ponta Delgada, com destaque para o lugar da Fajã de Baixo.

Ponta Delgada - Teatro
Horário: segunda a sexta | 09h00 às 17h00. Mais informações aqui.

 

 

Porto logo

 

Site institucional: https://www.cm-porto.pt/

 

-> O novo site do Museu da Cidade do Porto, lançado no início do mês de fevereiro de 2021, é o reflexo de um projeto apresentado à cidade, no ano passado, mas que não se resume a ser um simples espelho deste. Antes, apresenta-se como mais uma extensão do museu que reúne todo o sistema de ligações em rizoma, a que se propôs este recente projeto municipal. Navegando pelo site, o visitante poderá explorar mais sobre cada uma das estações, a coleção que integram, os gabinetes que chegaram a poder ser abertos no ano de 2020, que trouxe tantas limitações aos projetos culturais (em vídeos guiados pelas exposições no projeto Visitações), e contribuir com ideias para um museu-em-construção, através do Gabinete Atmosférico, principal canal de interface em tempos de pandemia. Também a Rádio Estação, projeto inicialmente ensaiado durante a Feira do Livro do Porto, encontra na nova morada do Museu da Cidade o seu “sítio invisível”.

Site Museu da Cidade - Porto
Há, ainda, um conjunto de rubricas, protagonizado por uma rede de colaborações em crescimento, para conhecer em https://www.museudacidadeporto.pt/.
 

-> O Município do Porto criou um novo serviço, o Explore Porto, que desafia os cidadãos e visitantes a explorarem a cidade de uma forma diferente, pois, pela primeira vez, é disponibilizada numa plataforma única, informação em tempo real sobre os transportes e principais pontos de interesse. Este serviço foi criado para disponibilizar informação útil e fidedigna sobre mobilidade e pontos de interesse da cidade do Porto, garantindo, assim, a evolução de um sistema de informação planeada e estática para um baseado em informação em tempo real. O Explore Porto é uma aplicação web, disponível a partir do endereço explore.porto.pt, que recorre a cerca de 1.000 dispositivos de sinalização espalhados pela cidade - os pontos/beacons azuis - para veicular informação sobre o local onde está colocado o ponto, seja esta informação de mobilidade ou de turismo. Desta forma, qualquer munícipe ou visitante que tenha um smartphone pode aceder, instantaneamente, a mais detalhes sobre o aquele local, podendo assim explorar as redondezas, bem como planear a melhor forma para se deslocar e visitar outros pontos na cidade.

Explore Porto
Mais informações neste link
 

 

Sintra Logo

 

Site institucional: https://cm-sintra.pt/


-> A Câmara Municipal de Sintra apresenta a exposição “No Reino das Nuvens: os Artistas e a Invenção de Sintra” de 27 de maio a 17 de outubro de 2021, no MU.SA - Museu das Artes de Sintra. Arte, artistas e as suas relações com Sintra ao longo dos últimos séculos, através de um conjunto eclético e alargado de pinturas, esculturas, desenhos, instalações, gravuras, fotografias, entre outros, são o convite para uma visita ao MU.SA.

Expo No Reino das Nuvens - Sintra
Mais informações aqui

 

Publicado em 07-02-2021