Debate “A Língua como Bandeira Económica” na UCCLA
Imagem
Debate “A Língua como Bandeira Económica” na UCCLA
Publicado em 27-05-2016
A Casa de Moçambique promoveu, no dia 27 de maio, um debate sobre o tema “A Língua como Bandeira Económica”, na sede da UCCLA. 
 
Vitor Ramalho, Secretário-geral da UCCLA, saudando todos os presentes, relembrou que, em maio, se assinala o Dia de África. 
 
Referiu que a UCCLA é uma “estrutura que engloba 40 cidades, todas de língua portuguesa, apoiadas por 40 instituições também empresariais, que nos dão o gosto de contribuírem para que esta instituição possa desenvolver a sua atividade, porque é a mais antiga instituição criada depois do 25 de Abril com os objetivos de dinamização da ação solidária com os países de língua oficial portuguesa, não apenas de África, mas também do Brasil, Timor e Macau.”
 
    
 
Enoque João, presidente da Casa de Moçambique, agradecendo a presença de todos, afirmou que é pela “vossa presença que nós, Casa de Moçambique, lutamos pela dignidade humana, que se faz com valores, amizade e princípios”.
 
Sobre o tema em análise, Enoque João manifesta que muitos dos falantes do português querem desistir de falar português e que deveria haver mais união da defesa da língua. 
 
O presidente da Casa de Moçambique afirmou que este tema é o primeiro de um ciclo de debates, que se irão prolongar por 2017, onde serão abordados temas como a justiça económica, direitos humanos, o papel da emigração no contexto económico linguístico, saúde e educação.
 
Enoque João ofereceu a Vitor Ramalho uma capulana em nome da Casa de Moçambique.
 
 
O debate, moderado por Ana Onofre (Advogada), teve como intervenientes Tomás Vieira Mário (presidente do Conselho Superior da Comunicação Social - indigitado pelo Presidente da República de Moçambique), Isabel Cunha (Alto-Comissariado para as Migrações ACM), Sérgio Figueiredo (Diretor de Informação da TVI), Delmar Gonçalves (Embaixador da Paz), Carlos Miguel Gonçalves (presidente da LIDE Portugal), Carlos Martins (Economista) e Maria Jacinta Galo (Professora). 
 
    
 
O debate foi encerrado por Elizete Jardim, Diretora Regional da Agricultura e Pescas de Lisboa e Vale do Tejo
 
 
 
Declarações do Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, sobre o tema em debate ao Voa Português