Cursos de Língua Portuguesa com grande adesão
Imagem
Cursos de Língua Portuguesa com grande adesão
CHINA | Macau
Publicado em 03-08-2016
São cada vez mais os jovens interessados em frequentar os cursos de verão de Língua Portuguesa da Universidade de Macau. A edição deste ano trouxe 390 alunos de todo o lado e o programa, pelas suas características, tende a continuar e a crescer 30 anos depois de ter sido criado.
 
A curiosidade pela cultura lusa aparenta ganhar pontos e a constituir um fator de peso na decisão de frequentar o curso.
 
A origem das motivações para o estudo da Língua Portuguesa é diversa e varia conforme os estudantes. Mas são as perspetivas económicas mais concretamente as oportunidades de mais e melhor emprego que movem os estudantes que ali estão.
 
Na sua maioria, os participantes são jovens vindos da China continental, mas não só. Contam-se ainda com alunos da Coreia do Sul e há quem venha de Timor, Hong Kong, Austrália, Estados Unidos, Tailândia e mesmo Áustria para passar cerca de três semanas das férias estivais em Macau a consolidar os conhecimentos de Português e ir um pouco mais além na língua de Camões, que traz consigo uma carga cultural indissociável.
 
Para Ana Nunes, coordenadora do projeto, o curso é para se manter uma vez que “a aprendizagem do Português é vista com bons olhos, não só pelos que frequentam o curso mas por quem os orienta. É uma possibilidade de um futuro promissor”.