Criação da rede Lisboa Cidade da Aprendizagem

Criação da rede Lisboa Cidade da Aprendizagem

Foi constituída, no dia 13 de abril, a rede Lisboa Cidade de Aprendizagem, ocasião em que teve lugar a cerimónia pública de assinatura de protocolos de colaboração entre a Câmara Municipal de Lisboa e as organizações parceiras desta iniciativa, nos Paços do Concelho de Lisboa. O Secretário-geral da UCCLA, Vitor Ramalho, esteve presente na cerimónia, enquanto entidade parceira desta rede.


A rede Lisboa Cidade de Aprendizagem pretende proporcionar condições para que a Câmara Municipal de Lisboa e parceiros locais possam incentivar e fomentar oportunidades de aprendizagem, tanto dentro como fora do ambiente escolar, visando capacitar e fortalecer jovens e adultos para o mercado de trabalho, para o crescimento pessoal e para uma participação ativa na sociedade.
 

Protocolo_DSC05532  Protocolo_DSC05521  Protocolo_DSC05549

 

O vice-presidente da Câmara Municipal de Lisboa, Filipe Anacoreta Correia, agradeceu em nome da cidade de Lisboa às instituições que acarinharam este projeto, descrevendo-o como “um projeto que são muitos projetos, que são muitos sonhos e que sonhos são esses? São todas aquelas pessoas que alcançamos pela formação, pela criação de competências, pela capacidade de crescer, de se desenvolver, de irem mais longe”, acrescentando o desejo que “as pessoas tenham oportunidades, que cresçam, que possam sonhar e terem mais competências, é no fundo o que nós desejamos para a nossa cidade. O que nós estamos aqui a falar é, no fundo, a criação e aprofundamento de condições para que tantas e tantas pessoas na nossa cidade, através da formação, possam concretizar o seu projeto de vida, aprofundar-se e realizar-se”.

Para o responsável “este é o Ano Europeu das Competências e, portanto, em boa hora nasceu este projeto. Não é um projeto da Câmara de Lisboa, mas sim da cidade Lisboa, é um projeto liderado pela câmara mas que tem o alcance de todas as instituições que aqui foram chamadas e nós queremos chamar todas, uma a uma”.

Protocolo_DSC05571  Protocolo_DSC05575



Ainda durante o mês de abril, terão lugar as primeiras ações de capacitação das organizações parceiras, com vista ao desenvolvimento da plataforma digital Lisboa Cidade da Aprendizagem. A 11 de maio de 2023, terá lugar uma conferência subordinada ao tema “Lisboa Cidade da Aprendizagem”, na qual será lançada a iniciativa, bem como serão apresentadas as oportunidades de aprendizagem disponibilizadas pelas parceiras da Rede Lisboa Cidade de Aprendizagem.
 

Lisboa Cidade da Aprendizagem



Fazem parte, na qualidade de signatárias deste protocolo, as seguintes entidades: Associação Agir XXI; Ajuda em Ação; Animar - Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Local; Associação Industrial Portuguesa, COPRAI - Formação e Desenvolvimento Empresarial; Associação Mais Cidadania; Associação Renovar a Mouraria; Banco de Portugal, Museu do Dinheiro; CARRISTUR; Casa Pia Lisboa; Centro Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica; Centro de Formação Galileu; CECOA - Centro de Formação Profissional para o Comércio e Afins; CENFIC - Centro de Formação Profissional da Indústria da Construção Civil e Obras Públicas do Sul; CINEL - Centro de Formação Profissional da Indústria Electrónica, Energia, Telecomunicações e Tecnologias da Informação; Conselho Português para os Refugiados; Culturgest; DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor; EDU, IN - Associação para a Educação Integral; El Corte Inglês Portugal; EGEAC - Empresa de Gestão de Equipamentos e Animação Cultural; Escola 42; Escola de Comércio de Lisboa; Escola Profissional Profitecla; Frouxo e Henriques Associados; Fundação Aga Khan Portugal; Fundação Cidade de Lisboa; Fundação INATEL; Fundação Oriente; Fundação Ricardo Espírito Santo; Gabinete de Inserção Profissional - Recomeçar; Inovinter; IEFP - Instituto do Emprego e Formação Profissional; Instituto de Formação Profissional IPFEL; Instituto Padre António Vieira, Academias Ubuntu; Instituto Português do Desporto e da Juventude; Joviform - Centro de Formação de Formadores de Lisboa e Skills Gym; Museu Nacional dos Coches; Rede DLBC Lisboa - Associação para o Desenvolvimento Local de Base Comunitária de Lisboa; SEACoop - Social Entrepreneurs Agency - Fábrica do Empreendedor de Lisboa; Significado - Consultoria, Formação e Informática; Team MAIS; e UCCLA - União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa.
 

 

Notícias relacionadas:

https://www.lisboa.pt/atualidade/noticias/detalhe/lisboa-aposta-na-formacao-com-a-rede-cidade-da-aprendizagem/
https://www.publico.pt/2023/04/11/local/noticia/lisboa-quer-cidade-aprendizagem-2045727
https://observador.pt/2023/04/11/unesco-lisboa-vai-ser-cidade-da-aprendizagem-para-dar-oportunidades-de-formacao-a-jovens-e-adultos/
https://hrportugal.sapo.pt/lisboa-vai-ser-cidade-da-aprendizagem-para-dar-oportunidades-de-formacao-a-jovens-e-adultos/

 

Publicado em 14-04-2023