CPLP aprova projetos para a Guiné-Bissau

CPLP aprova projetos para a Guiné-Bissau

A Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) aprovou, dia 26 de fevereiro, projetos na área da saúde e formação profissional para a Guiné-Bissau.

O diretor para a Cooperação do Secretariado Executivo da CPLP, Manuel Lapão, disse ter sido aprovado um projeto na área da saúde, integrado no Plano Indicativo de Cooperação (PIC) da CPLP, a ser desenvolvido pela Assistência Médica Internacional (AMI), organização não-governamental portuguesa, em Quinara (na região sul da Guiné-Bissau).

Ainda para Guiné-Bissau, concretamente em Cacheu (Membro Efetivo da UCCLA), foi aprovado um projeto resultante da campanha “Juntos contra a Fome”, levada a cabo pela CPLP em parceria com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), que visa munir uma vertente empresarial às mulheres produtoras de arroz.

Sobre a aprovação destes dois projetos para a Guiné-Bissau, o representante desse país na reunião, o diplomata Bacar Sanhá, agradeceu “a solidariedade demonstrada pelos países-membros da CPLP pela ajuda dada “neste momento difícil que o país atravessa”.

Na conferência de imprensa, Manuel Lapão adiantou ainda terem sido aprovadas outras três iniciativas, entre as quais a Semana da Juventude da CPLP, a realizar-se na Guiné-Bissau, e a segunda fase do projeto “CPLP nas escolas”, que visa aproximar as gerações mais jovens dos países de língua portuguesa.

A terceira atividade aprovada tem a ver com o Centro Internacional de Investigação Climática e Aplicações para a CPLP e África (CIICLAA), com sede em Cabo Verde, com começo previsto para maio.

Mais informações


 

Publicado em 27-02-2015