Arrancaram oficialmente, no bairro da Munhava, na cidade da Beira (Membro Associado da UCCLA), em Moçambique, as obras de construção de um Estádio Municipal, com capacidade para 8 mil espetadores, avaliadas em cerca de 94 milhões de meticais, valor a ser financiado pela edilidade.
As mesmas irão decorrer de forma faseada e, na primeira fase, serão implantadas a relva, que será natural, as bancadas, os balneários e infraestruturas comerciais, até agosto de 2018.
Daviz Simango, presidente do Conselho Municipal da Beira, explica as razões que ditam ao faseamento da construção do Estádio Municipal. “Por causa dos custos, o que vamos fazer no início é edificar fundações que terão capacidade para suportar até 8 mil assentos. Contudo, até Agosto de 2018, serão construídos apenas três mil e todas as outras infraestruturas bases para o estádio acolher partidas de futebol, como por exemplo, a relva, que será natural, e os balneários”, disse.
Ainda numa primeira fase, o estádio estará equipado com outras infraestruturas, como lojas e uma estação de reabastecimento de combustível.
Os rendimentos da exploração e arrendamento destas infraestruturas anexas ou adstritas ao estádio servirão para manutenção do mesmo, segundo o autarca.
Para facilitar a movimentação de pessoas e viaturas em redor do futuro Estádio Municipal, os acessos à esta área serão redimensionados e serão abertas novas rodovias.
Para garantir a execução das obras, o Município destruiu 17 casas que existiam em redor do campo, que eram infraestruturas municipais, e outras 10 serão igualmente destruídas e as famílias estão a ser indemnizadas e reassentadas.
As obras estão a ser executadas por uma construtura nacional, João Sarmento, que garantiu que dentro de um ano a primeira fase estará concluída.
Mais informação