Construção de Data Center em São Vicente

Construção de Data Center em São Vicente

Dotar a ilha de São Vicente (Membro Associado da UCCLA), em Cabo Verde, com competências, capacidades e qualificações para a melhoria do desempenho da economia, dos serviços, inovação, empreendedorismo e aumento da qualidade de vida das pessoas é o objetivo da construção do Data Center, um projeto que pretende fomentar um ecossistema de inovação e empreendedorismo de base tecnológica.
 
De acordo com o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, “este conceito de ecossistema integra diversas valências, e uma delas são os parques tecnológicos e Data Center que visam essencialmente fomentar a iniciativa privada nas TIC, através de incubação, desenvolvimento de competências em tecnologias de informação e comunicação, redes de parcerias com empresas e instituições internacionais de referência”.
 
O fomento empresarial é outra componente importante. Ulisses garante que o Governo está a definir uma política clara para a criação e desenvolvimento de um mercado interno e externo para as empresas nacionais de base tecnológica.
 
O presidente da Câmara Municipal de São Vicente, Augusto Neves, referiu que a iniciativa responde aos desafios da ilha do Porto Grande e que só no Mindelo deve criar cerca de 50 postos de trabalho.
Com o Data Center, construído de acordo com as mais modernas práticas mundiais, pretende-se transformar o país numa plataforma segura para o lançamento de negócios na África Ocidental e nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.
 
Localizado no espaço da ex-residência estudantil em Chã de Marinha, junto da Uni-CV, a iniciativa representa um investimento global de 6 milhões de euros, a ser concretizado em nove meses.
 
O centro de processamento de dados está inserido num projeto maior de criação de um Parque Tecnológico, num investimento de 35,9 milhões de euros, sendo mais de 31 milhões financiados pelo BAD, prevendo criar mais de dois mil postos de trabalho diretos e indiretos em todo o país. 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 08-02-2019