Conferências de Lisboa na Gulbenkian

Conferências de Lisboa na Gulbenkian

As Conferências de Lisboa trouxeram pela terceira vez ao auditório da Fundação Calouste Gulbenkian um painel de especialistas que, durante dois dias, analisaram o “Desenvolvimento em tempos de incerteza” e onde se abordaram temas como o poder, a segurança, a globalização, o planeta, as pessoas e a Europa. 
 
A sessão de abertura, dia 3 de maio, contou com as intervenções do Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, presidente das Conferências de Lisboa, Francisco Seixas da Costa, e Guilherme de Oliveira Martins, em representação da presidente da Fundação Calouste Gulbenkian.
 
3Conferencias de Lisboa_6839  3Conferencias de Lisboa_6824  3Conferencias de Lisboa_6835
 
O Secretário-Geral da UCCLA, Vitor Ramalho, foi o moderador do painel sobre a “Segurança - Terrorismo e disputas estratégicas” que contou com as intervenções de Ivan Timofeev, Diretor de Programas do Conselho de Assuntos Internacionais da Rússia, Mary Kaldor, Professora na Escola de Economia e Ciência Política de Londres, e Ana Santos Pinto, Professora Auxiliar da Universidade Nova de Lisboa.
 
Os conflitos, as mortes, os traumas, as perspetivas dos países, a estratégia global foram os destaques das intervenções, não esquecendo a situação atual em alguns dos países, como a Síria. 
 
Vitor Ramalho relembrou a “circunstância que vivemos num mundo que não é bipolar, mas sim multipolar”, o que leva a que as respostas perante as ameaças das diferentes realidades tenham uma dimensão muito diferente. Salientou, ainda, a situação de África e dos países de língua oficial portuguesa - estes que representam a primeira língua mais falada no atlântico sul.
 
O responsável destacou, ainda, esta iniciativa como um passo importante e qualitativo.
 
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 03-05-2018