Competências básicas de escrita e leitura em intercâmbio municipal em Moçambique

Competências básicas de escrita e leitura em intercâmbio municipal em Moçambique

Decorreram de 28 a 30 de março, no Município de Maputo, em Moçambique, diversas atividades no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique e do Projeto Municipal LER, ambos executados com a UCCLA.
 
No dia 28 de março realizou-se um encontro para debater as estratégias para um intercâmbio municipal útil a desenvolver no âmbito da parceria do Conselho Municipal de Maputo do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, com a Direção Municipal do Departamento de Arquivo, Documentação e Bibliotecas (vereação da Educação, Cultura e Desportos). 
 
Pretendemos compartilhar experiências de trabalho num projeto conjunto entre a Ilha de Moçambique e Maputo para a melhoria das competências básicas de escrita e leitura e promoção do livro, da oralidade e das literacias, através da experiência do Projeto LER – o sucesso deste projeto LER tem sido comunicado a diversos municípios moçambicanos, como é o caso da Ilha de Moçambique, onde se prevê um intercâmbio técnico no local em 2016.
 
    
  
 
No dia 29 de março decorreu, no âmbito do Projeto Municipal LER, uma ação de formação de professores e técnicos bibliotecários para o aprofundamento dos conteúdos que estão a ser implementados na Ilha de Moçambique - Desenvolvimento da Oralidade (estratégias quotidianas para desenvolver a compreensão e expressão oral em língua portuguesa) e Storytelling (recursos para comunicar e envolver as pessoas quando se conta uma história).
 
Realizou-se, ainda, uma reunião com o Conselheiro para a Cooperação (Coordenação geral de políticas e projetos de cooperação para o desenvolvimento) da Embaixada de Portugal em Moçambique para o balanço do intenso programa de trabalho implementado, desde o início do ano letivo na Ilha de Moçambique.
 
    
 
A UCCLA esteve presente na reabertura da Biblioteca “João Guimarães Rosa”, no Centro Cultural Brasil Moçambique e no encontro literário com Paulina Chiziane e Calane da Silva.
 
No dia 30 de março decorreram as jornadas pedagógicas com professores e técnicos bibliotecários para a autoformação cooperada de estratégias pedagógicas de promoção do livro e da leitura, troca de livros e planeamento das rodas de leitura semanais. Neste espaço foram debatidas propostas de intercâmbio no âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique.
 
Realizou-se, ainda, uma reunião na Direção Municipal do Departamento de Arquivo, Documentação e Bibliotecas (vereação da Educação, Cultura e Desportos) sobre a Feira Internacional do Livro de Maputo, a realizar em outubro.
 
 
 
As atividades que se desenrolam no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 – Educação - tem como entidades executoras a UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa e apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
De referir que a 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
Publicado em 19-04-2016