Comissão Executiva da UCCLA reunida em Macau

Comissão Executiva da UCCLA reunida em Macau

Decorreu, no dia 14 de setembro, a 2.ª reunião Comissão Executiva da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) de 2015, no Salão Nobre do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais da Região Administrativa Especial de Macau, em Macau.
 
    

 
A reunião contou com a presença de David Simango (presidente da Comissão Executiva e presidente do Conselho Municipal de Maputo, Moçambique), Célia Sacramento (vice-presidente da Comissão Executiva e vice-prefeita de Salvador, Brasil), Vong Iao Lek (vice-presidente da Comissão Executiva e presidente do Conselho de Administração do Instituto para os Assuntos Cívicos e Municipais de Macau-IACM), Pedro Palhinha (vice-presidente da Comissão Executiva, presidente do Conselho Consultivo Empresarial e presidente do Conselho de Administração do Grupo Entreposto, Portugal) e Vitor Ramalho (Secretário-Geral da UCCLA). Estiveram, ainda, presentes Gabriela César (Chefe Substituta da Delegação Económica e Comercial de Macau), Lo Veng Tak (vice-presidente do IACM) e Daniel João Jorge (diretor do Gabinete Jurídico e Contencioso da cidade de Luanda, Angola).
 
Na agenda estavam diversos assuntos em cima da mesa, entre eles a situação dos projetos da UCCLA e sua situação financeira, a homenagem à Casa dos Estudantes do Império, a campanha de solidariedade para com as populações afetadas pelo vulcão da Ilha do Fogo, a aprovação do Plano de Atividades para 2016, entre outros assuntos. 
 
Dos vários projetos para o próximo ano foi dado destaque à inauguração das novas instalações da UCCLA (juntamente com a Casa da América Latina), prevista para janeiro/fevereiro, as reuniões das Redes de Proteção Civil e Proteção e Valorização dos Centros Históricos, a consolidação do Gabinete de Cooperação Económica e a realização do Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, na cidade da Praia, Cabo Verde. Para 2016, a UCCLA planeia, ainda, desenvolver projetos de cooperação com a Fundação Macau e o Fórum Macau.
 
A empresa CONSULGAL – Consultores de Engenharia e Gestão, S.A. solicitou a exoneração como membro apoiante da UCCLA, tendo sido aprovada.
 
Foi, também, aprovada a realização da próxima Assembleia Geral da UCCLA na cidade de Luanda, Angola, para abril ou maio de 2016.
 
A Delegação da UCCLA foi, ainda, recebida pela Secretária para a Administração e Justiça da RAEM (Região Administrativa Especial de Macau), Sónia Chan Hoi Fan, onde foi reafirmada a importância da UCCLA e a posição de Macau como plataforma de relacionamento entre a China e os países lusófonos.
 
  
  
 
 
Macau acolhe, pela segunda vez, a reunião da Comissão Executiva da UCCLA (tendo a primeira sido em 2012) e já recebeu por diversas vezes a reunião magna da Assembleia Geral da UCCLA (1988, 1997, 2001 e 2007). De relembrar que a 1.ª reunião da Comissão Executiva da UCCLA de 2015 teve lugar em Maputo, Moçambique, no dia 16 de abril.
 
Publicado em 15-09-2015