Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Comemorações do Dia Mundial da Língua Portuguesa

Este ano comemora-se pela primeira vez o Dia Mundial da Língua Portuguesa – dia 5 de maio de 2020 - assim classificado pela UNESCO. A Câmara Municipal de Lisboa, na qualidade de promotora do Festival Lisboa Cinco L (entretanto reagendado para maio de 2021), a organização do festival e a sua Direção Artística, decidiram assinalar e associar-se às comemorações desse Dia da Língua Portuguesa com um evento que decorrerá nesse mesmo dia, em streaming, com produção executiva da The Book Company. O evento conta com o apoio institucional da UCCLA.

A programação contará com a participação de um conjunto alargado de autores lusófonos de referência - Ana Margarida de Carvalho, António Prata, Dulce Maria Cardoso, Flaviano Mindela dos Santos, Germano Almeida, Isabela Figueiredo, José Eduardo Agualusa, Luís Cardoso de Noronha, Mbate Pedro, Olinda Beja e Ondjaki -, uma sessão inaugural com intervenções de Fernando Medina (presidente da Câmara Municipal de Lisboa), António Manuel Sampaio da Nóvoa (Embaixador da Unesco para o Dia Mundial da Língua Portuguesa) e José Pinho (Diretor Artístico do Festival Literário 5), e dois filmes curtos de Tiago Pereira.

Estas sessões serão transmitidas em simultâneo num conjunto de páginas e plataformas, nos horários abaixo apresentados, que incluem as páginas de Facebook da Câmara Municipal de Lisboa, da Agenda Cultural de Lisboa, Bibliotecas Municipais de Lisboa e UCCLA.

A partir das 15h30, 11 autores de oito países irão conversar em direto em lisboa5L.pt. O mundo inteiro está convidado.
Programa https://lisboa5l.pt/agenda/

 

Vídeo com os vários autores


Programa:

15.30: Sessão inaugural (gravado previamente)
Intervenientes: Presidente da CML, Fernando Medina; Embaixador da Unesco para o Dia Mundial da Língua Portuguesa, António Manuel Sampaio da Nóvoa; e Diretor Artístico do Festival Literário 5L, José Pinho.

15.55: Transmissão do filme A Língua Portuguesa a Gostar dela Própria
Realização: Tiago Pereira
Duração: 5 minutos

16.00: Mesa Viagens da Língua Portuguesa (direto)
Intervenientes: Ana Margarida de Carvalho; António Prata; Flaviano Mindela dos Santos; Germano Almeida; José Eduardo Agualusa; Olinda Beja; moderação de Isabel Lucas.
Descritivo: Dia Mundial da Língua Portuguesa – 5 de Maio – Os escritores convidados, representantes da literatura em diferentes países da CPLP, pronunciam-se sobre a importância deste reconhecimento, conferido à língua portuguesa por parte da Unesco. Trata-se de um formalismo que foi acompanhado, na altura, do argumento do número de falantes, por o português ser a língua oficial de 260 milhões de pessoas e a mais falada no hemisfério Sul, mas isso será o mesmo que dizer que a literatura escrita em português teve aqui também uma consagração mundial?
Duração: 1h15m

17.30: Mesa Literatura de Reconstrução (direto)
Intervenientes: Dulce Maria Cardoso; Isabela Figueiredo; Luís Cardoso de Noronha; Ondjaki e Mbate Pedro; moderação de Afonso Borges.
Descritivo: Cada reviravolta dramática da história de um povo (seja uma guerra, uma crise económica, uma revolução política, uma emergência sanitária, um ataque terrorista, um cataclismo...) exige uma mudança, por vezes radical, da imagem que esse povo tem de si próprio. Nestes casos, impõe-se a necessidade de criar novas visões, capazes de reelaborar, incluir, e ao mesmo tempo ultrapassar o evento traumático. Qual é o papel da criação literária na constituição desta nova identidade? No estado presente de calamidade mundial que estamos a viver, poderá a literatura ser protagonista ativa da reconstrução do mundo que virá? De que forma?
Duração: 1h15m

18.45: Transmissão do filme Vozes do Português
Realização: Tiago Pereira
Duração: 5 minutos

 

 

 

Publicado em 04-05-2020