Colóquio Internacional “Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados”

Colóquio Internacional “Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados”

A Fundação Calouste Gulbenkian (Av. de Berna, n.º 45A) será palco de um grande Colóquio Internacional sobre a Casa dos Estudantes do Império - “Casa dos Estudantes do Império: histórias, memórias, legados” -, nos dias 22, 23 e 25 de maio.

 



O evento é organizado pela UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa), CES (Centro de Estudos Sociais - Laboratório Associado da Universidade de Coimbra), Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS-ULisboa) e apoiado pela Fundação Calouste Gulbenkian, FCT (Fundação para a Ciência e Tecnologia), Camões - Instituto da Cooperação e da Língua Portuguesa e CML (Câmara Municipal de Lisboa).

O Colóquio é multidisciplinar e irá congregar especialistas das Ciências Sociais e Humanas, oriundos de instituições académicas de diversos países, interessados em debater de forma crítica e plural as histórias, as memórias, as interações e os legados da Casados Estudantes do Império (CEI). O desafio que se propõe é contextualizar a Casa em várias escalas de análise e compreendê-la, enquanto realidade dinâmica e heterogénea, num quadro comparativo internacional.

A UCCLA tem vindo a organizar diversas iniciativas de reconhecimento e de homenagem à CEI. Iniciadas na Universidade de Coimbra, em 28 de outubro de 2014 e seguidas de um debate sobre a “Casa dos Estudantes do Império e o Movimento Associativo Estudantil”, na Assembleia da República, a 24 de fevereiro de 2015. Está, ainda, agendada uma exposição nos Paços do Concelho de Lisboa, com inauguração marcada para 21 de maio próximo.
 
A homenagem à CEI terá o seu encerramento no dia 25 de maio, pelas 18 horas, na Fundação Calouste Gulbenkian, e contará com a presença dos antigos associados que exerceram funções de Presidente da República ou Primeiro-Ministro, como Fernando França Van Dúnem (Angola), Joaquim Chissano (Moçambique), Jorge Sampaio (Portugal), Mário Machungo (Moçambique), Miguel Trovoada (São Tomé e Príncipe), Pascoal Mocumbi (Moçambique) e Pedro Pires (Cabo Verde).

Foram associados da Casa dos Estudantes do Império, ou tiveram participação nela, personalidades incontornáveis da cultura e da política como Agostinho Neto, Alda do Espírito Santo, Alda Lara, Amílcar Cabral, Francisco José Tenreiro, Gentil Viana, Jorge Querido, Lúcio Lara, Manuel Rui Monteiro, Onésimo Silveira, Pepetela, Ruy Mingas, Vasco Cabral, Viriato da Cruz e tantos outros.

Esta homenagem da UCCLA corresponde, sem dúvida, a um desígnio comum dos povos de língua oficial portuguesa e não é possível conceber-se o futuro sem a preservação da memória que a todos respeita.
 

Não falte a este evento de grande importância histórica. A entrada é livre, mas gostaríamos de contar com a sua inscrição. 
 
 

Convite

Programa

 

Publicado em 30-03-2015