Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Formação na totalidade das escolas do Distrito da Ilha de Moçambique

Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Formação na totalidade das escolas do Distrito da Ilha de Moçambique

No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique, decorreu de 15 a 24 de março, diversas ações de formação na totalidade das escolas primárias do Distrito da Ilha de Moçambique e na Escolinha da Ilha de Moçambique (educação pré-escolar). 
 
As ações de formação em contexto de sala de aula promoveram a reflexão e a prática das aprendizagens que decorreram das oficinas de formação intensivas em Metodologias de Aprendizagem (iniciação à leitura e escrita), tendo sido orientadas para a abordagem de todos os temas curriculares da 1.ª e 2.ª classe.
 
    
 
Estas atividades desenrolam-se no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa e apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
Decorreram, também, no mesmo período ações de formação de pais e encarregados de educação com o objetivo de aprofundar o trabalho com a comunidade escolar no desenvolvimento da oralidade e competência comunicativa e no conhecimento/valorização do património cultural local.
 
    
 
As ações implicaram a aplicação imediata de estratégias pedagógicas e educativas trabalhadas em formação, a partilha entre professores da mesma escola, dos materiais pedagógicos de formação, para o desenvolvimento de atitudes de reflexão e pesquisa em autoformação cooperada.
 
No Clube de Leitura da Escola Secundária continuaram os ensaios com leituras de poemas de Cora Coralina. Continuaram, também, com os técnicos das bibliotecas públicas, os workshops semanais de avaliação e planeamento participativo.
 
    
 
De referir que a 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
Publicado em 07-04-2016