Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Encerramento de 6 ações de formação realizadas em fevereiro e março

Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Encerramento de 6 ações de formação realizadas em fevereiro e março

Decorreram, no município da Ilha de Moçambique, sessões finais das Oficinas de Formação de Professores e Ações de Formação com os gestores escolares e pedagógicos.
 
Estas atividades desenrolam-se no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 4 - Educação. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo, Câmara Municipal de Lisboa e apoio da SDEJT (Ministério da Educação e Desenvolvimento Humano). Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
    
 
Nos dias 9 de março (ZIP Lumbo), 10 de março (ZIP 16 de Junho) e 11 de março (ZIP Jembesse), na totalidade das Zonas de Influência Pedagógica (ZIP) do município decorreram as sessões finais das Oficinas de Formação de Professores “Metodologias de Aprendizagem” (iniciadas a 18 de fevereiro) e das Ações de Formação “Gestão e Avaliação Escolar” (iniciadas a 4 de março), com os gestores escolares e pedagógicos. 
 
    
 
As 3 Oficinas de Formação envolveram a participação de 86 professores, diretores de ZIP, escolares e pedagógicos e técnicos responsáveis de Bibliotecas Públicas (Município e Educação). 
 
Estas atividades foram desenvolvidas com a finalidade de rever metodologias de iniciação à leitura e à escrita; debater estratégias de desenvolvimento da oralidade; planear coletivamente o tempo e o espaço facilitador de aprendizagens; e promover a comunidade de aprendizagem, a comunicação, a formação cooperada em exercício e o envolvimento dos pais e encarregados de educação.
 
O programa de formação incluiu os temas: Aprendizagem e Desenvolvimento da oralidade; Metodologias de iniciação à escrita e leitura e materiais pedagógicos e Organização pedagógica do tempo e do espaço.
 
As 3 Ações de Formação em gestão e avaliação escolar envolveram os gestores escolares da totalidade das ZIPs do Distrito da Ilha de Moçambique e técnicos das Bibliotecas Públicas – com o objetivo de debater situações prévias, princípios pedagógicos e procedimentos administrativos; refletir o envolvimento dos diversos atores, do diagnóstico à gestão e avaliação; pensar o espaço do Projeto Educativo Local de Promoção do Livro, da Oralidade e da Leitura na planificação estratégica e operacional; e contratualizar o debate e apresentação do projeto educativo com os participantes e nos Conselhos de Escola, bem como a sua execução.
 
Os conteúdos programáticos foram os seguintes: Sinalização e mobilização; Princípios pedagógicos e procedimentos administrativos; Projeto Educativo e Cultural em Rede; Gestão descentralizada do sector da Educação (POEMA).
 
Destacamos, aqui, algumas das avaliações dos participantes: “A formação foi excelente, assim consigo enriquecer a minha qualidade de ensino-aprendizagem. Com esta formação garanto levar a cabo as experiências por mim adquiridas durante todo o processo de formação”, “de louvar a cooperação portuguesa, durante a formação estamos a aprender muita coisa boa para conseguirmos ter boa interação com os alunos e melhorar as aulas”, “gostei muito porque aprendi como enfrentar os alunos mais vulneráveis na leitura”, “boa colaboração por parte dos participantes/formadora, bom dinamismo para o melhoramento do nosso trabalho educacional na área pedagógica”, “ensinou-nos a inovação, gostei muito do debate dos temas”, “a capacitação foi boa para mim porque consegui melhorar as dificuldades que eu tinha, assim, desde o dia que comecei com essa capacitação tento mesmo fazer e transmitir aquilo que aprendi”, “aproveitamos para aprender como dinamizar atividades pedagógicas nas escolas, como orientar jornadas pedagógicas, como desenvolver a oralidade, orientar a aprendizagem inicial da leitura e da escrita, como pensar o currículo local para incluir nas planificações escolares”.
 
 
De referir que a 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
Publicado em 23-03-2016