Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique

Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique

No âmbito da 2.ª Fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique -, decorreram diversas atividades no setor da Educação com o início do ano letivo.
 
O projeto -  inserido no Eixo 4 - Educação - tem como entidades executoras a UCCLA em parceria com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo e Câmara Municipal de Lisboa e o financiamento do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.
 
    
  
 
Os professores do ensino primário, com os técnicos das bibliotecas públicas, em formação cooperada, realizaram Jornadas Pedagógicas no dia 17 e 19 de fevereiro nas 3 ZIPs do município (Lumbo, Jembesse e 16 de Junho) com o objetivo de estimular as literacias e o desenvolvimento da oralidade em língua portuguesa no caminho da promoção efetiva das competências básicas de leitura e escrita - com um trabalho estruturante e regular de diversão, prazer e utilidade comunicativa na promoção do livro e da leitura, no seguimento do Projeto Educativo local de Promoção do Livro, da Oralidade e da Leitura.
 
Foi iniciada a Oficina de Formação Metodologias de Aprendizagem na ZIP Lumbo, no dia 18 de fevereiro, e na ZIP 16 de Junho, no dia 22 de fevereiro, em dois turnos por ZIP com professores, Diretores de ZIP, de escola e pedagógicos e técnicos e responsáveis do Município e Educação (Bibliotecas Públicas).
 
As oficinas de formação têm como objetivos rever metodologias de iniciação à leitura e à escrita; debater estratégias de desenvolvimento da oralidade; planear coletivamente o tempo e o espaço facilitador de aprendizagens; e promover a comunidade de aprendizagem, a comunicação, a formação cooperada e em exercício e o envolvimento dos pais e encarregados de educação.
 
Para a inclusão de novos conteúdos na rede de bibliotecas públicas e escolas primárias realizou-se, no dia 20 de fevereiro, um Workshop de conceção de materiais pedagógicos de trabalho e guiões metodológicos.
 
No dia 15 de fevereiro realizou-se um Seminário interno de gestão e avaliação do projeto e, no dia 19 de fevereiro, um Workshop de avaliação e planeamento participativo. Decorreram, ainda, reuniões de planeamento participativo setoriais com a SDEJT, Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Direções escolares das totalidade das ZIPs e da Escola Secundária.

 
De referir que a 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique centra-se em 4 componentes de intervenção:
Componente 1: Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique - UCCLA - e que tem 5 eixos de atividade: Eixo 1 - Apoio aos Órgãos Municipais; Eixo 2 - Urbanismo; Eixo 3 - Salubridade Ambiental; Eixo 4 - Educação; Eixo 5 - Promoção do Turismo.
Componente 2: Upgrade Educativo e Formativo da Escola Profissional da Ilha de Moçambique (EPIM);
Componente 3: Promoção e desenvolvimento do ensino pré-escolar no distrito da Ilha de Moçambique;
Componente 4: Apoio Institucional ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM).
 
 
Publicado em 02-03-2016