Cidade Velha como sítio de interesse nacional

Cidade Velha como sítio de interesse nacional

No âmbito da 16.ª Conferência Regional da Europa do Sul e Mediterrâneo da Organização das Cidades do Património Mundial (OCPM), o ministro da Cultura e das Indústrias Criativas de Cabo Verde, Abrãao Vicente, afirmou que o Governo vai criar, em parceria Câmara Municipal de Ribeira Grande de Santiago (Membro Efetivo da UCCLA), a marca “Cidade Velha Património Mundial da Humanidade” com o objetivo de recuperar a Cidade Velha como um sítio de interesse nacional.
 
Na ocasião o governante avançou que a meta do Governo é fazer de Cidade Velha “a grande porta de regresso à África, as origens do novo mundo e o regresso das memórias”.
“Os desafios de Cidade Velha são os desafios do mundo e da nossa memória coletiva, que passa pela preservação e integração da população no turismo, de criar e tornar acessível os novos roteiros da história imaterial e material, preparar e proteger os patrimónios culturais para que Cidade Velha possa ser incorporada nas atividades turísticas nacionais”, sublinhou.
 
Sobre um dos maiores problemas do sítio histórico, a construção não autorizada, o ministro reafirmou a necessidade de dar combate e fiscalizar tais práticas e simultaneamente implementar o projeto de reestruturação de edifícios, integrados na lógica de turismo habitacional.
 
Há ainda a intenção de recuperar as ruínas que neste momento são ocupadas por animais, rever e implementar um novo plano de gestão, que passa por uma integração no circuito turístico, entre a autarquia local e o Governo.
 
Na lista de prioridades do Governo está também renegociar o contrato de concessão feito com a empresa que gere cinco dos patrimónios.
 
 
 
 
 
Publicado em 07-07-2016