Cerimónia de entrega das Fichas de Cadastro da Ilha de Moçambique
Imagem
Cerimónia de entrega das Fichas de Cadastro da Ilha de Moçambique
MOÇAMBIQUE | Ilha de Moçambique
Publicado em 08-11-2018
No âmbito do Cluster da Cooperação Portuguesa na Ilha de Moçambique foram entregues, ao Gabinete de Conservação da Ilha de Moçambique (GACIM) e aos Serviços Distritais de Planeamento e Infraestruturas do Governo do Distrito da Ilha de Moçambique (GDIM/SDPI), no dia 6 de novembro, as Fichas de Cadastro relativas aos imóveis existentes nos bairros de Macuti, estimadas em 1423 casas.
 
Cerimónia de entrega das Fichas de Cadastro da Ilha de Moçambique_WA0009  Cerimónia de entrega das Fichas de Cadastro da Ilha de Moçambique_WA0008  Cerimónia de entrega das Fichas de Cadastro da Ilha de Moçambique_WA0005
Cerimónia de entrega das Fichas de Cadastro da Ilha de Moçambique_104123  Cerimónia de entrega das Fichas de Cadastro da Ilha de Moçambique_WA0004
 
Aos secretários de bairro foi entregues as fichas dos respetivos bairros.
 
As fichas de cadastro correspondem às caraterísticas dimensionais do talhão, tipo de ocupação, propriedade e caraterísticas construtivas, tendo em conta a classificação da ilha como Património da Humanidade no seu todo.
 
O levantamento cadastral permitiu, pela primeira vez uma organização administrativa nos bairros informais de Macuti segundo a metodologia adotada em Moçambique. Permitiu, ainda, aos moradores apresentarem um endereço junto das instituições privadas e públicas, facto que não era possível até então. Neste âmbito estiveram presentes os diretores dos Correios e de algumas instituições privadas como os bancos.
 
De referir que a entrada em vigor do organização administrativa permite que todas as instituições públicas, nomeadamente o GACIM e o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique (CMCIM), adotem para o mesmo edifício uma só numeração acabando com a confusão processual de o mesmo imóvel ter numeração diferente consoante a organização interna da instituição.
 
Através do cadastro pretende-se ainda apurar o valor do IPRA (Imposto Predial Autárquico), em todos os bairros de forma equitativa.
 
 
Estas atividades decorrem no âmbito da 2.ª fase do Cluster da Cooperação Portuguesa da Ilha de Moçambique - Componente 1 - UCCLA: Projeto de Apoio Institucional e Desenvolvimento do Município da Ilha de Moçambique, Eixo 2 - Urbanismo. Entidades executoras: UCCLA em parceira com o Conselho Municipal da cidade da Ilha de Moçambique, Conselho Municipal de Maputo e Câmara Municipal de Lisboa. Financiamento: Camões - Instituto da Cooperação e da Língua.