Centro de inovação e empreendedorismo no Cazenga

Centro de inovação e empreendedorismo no Cazenga

O município do Cazenga (Membro Associado da UCCLA), em Angola, conta com um Centro de Inovação, Empreendedorismo Sustentável e Emergente, denominado "Fábrica de sabão".
 
O projeto, localizado nas antigas instalações da fábrica de sabão, tem como objetivo criar uma cultura colaborativa onde as ideias e os conhecimentos se transformam em oportunidades de negócios sustentáveis.
 
A estrutura comporta uma praça de mercado e eventos, áreas desportivas, parque infantil, espaço de trabalho, residências - escritórios, bar, espaços para exposições, incubadora de empresas e rádio sabão.
 
O centro compreende inúmeras unidades contentorizadas transformadas em escritórios equipados, espaços de trabalho, salas de reunião, empresas, “startups” e espaços para arrendamento onde se irão reunir especialistas de todo o mundo para a partilha de conhecimentos, aproveitamento de ideias criativas em resultados aproveitáveis que ajudam a lançar negócios sustentáveis.
 
Para o administrador municipal do Cazenga, Víctor Nataniel Narciso, é fundamental para o município que a antiga fábrica de sabão se transforme num centro de inovação e de empreendedorismo.
 
No Cazenga existem várias fábricas abandonadas, daí que essas unidades podem ser aproveitadas e transformadas em pontos culturais para servir a comunidade. O autarca incentivou os parceiros do projeto "Fábrica de Sabão" a continuarem, por ser um “embrião” que vai ajudar a ultrapassar as dificuldades dos jovens nas comunidades.
 
Localizado na comuna do Hoji ya Henda, município do Cazenga, o projeto  é fruto de uma parceria público-privado entre o Ministério da Indústria, a empresa Kijinga e o fundo soberano.
 
 
 
 
 
 
Publicado em 06-09-2016