Cazenga inaugura Mediateca

Cazenga inaugura Mediateca

O município do Cazenga, em Luanda (Membro Efetivo da UCCLA), em Angola, tem a partir de agora uma Mediateca, a maior de todas em funcionamento na Rede Nacional de Mediatecas de Angola (RMA), um projeto de iniciativa presidencial destinado a aumentar o acesso à informação e ao conhecimento, sobretudo para os jovens.
 
Denominada “Zé Dú”, em homenagem ao Presidente José Eduardo dos Santos, mentor do projeto, a Mediateca do Cazenga é a segunda em Luanda, e a sétima da rede nacional, que conta já com unidades nas cidades de Benguela, Huambo, Lubango, Saurimo e Soyo. 
 
Para o Secretário de Estado para as Tecnologias de Informação e coordenador do projeto Rede de Mediatecas de Angola, Pedro Teta, a Mediateca do Cazenga será um “sucesso garantido”, atendendo aos grandes objetivos do projeto. “Por ser um projeto que aumenta o nível de literacia, de inclusão social e digital, principalmente dos jovens, imaginem num bairro como o Cazenga, em que muitas famílias não têm um computador, um tablet. Agora todos podem ter acesso a isso e os efeitos são extraordinários”, assinalou.
 
Mas existem outras razões que fazem da Mediateca do Cazenga diferente das demais. “Todas as mediatecas têm cerca de 12.500 metros quadrados de área bruta, mas esta tem 15 mil metros de espaço exterior, nove mil metros de jardim, tem campos e outros equipamentos, e tem mais facilidades em relação a outras, atendendo ao espaço que nos foi disponibilizado pelo município.” 
 
Além dos serviços como espaço de leitura e pesquisa adulto e infantil, espaço de lazer para os usuários, zonas de internet, reprografia, a Mediateca “Zé Dú” possui salas exteriores, como anfiteatro, livraria, salas de formação e laboratório informático, que vão rentabilizar o projeto e garantir a sua sustentabilidade. Tem ainda um campo polidesportivo que vai servir para atrair mais público jovem para a mediateca. “Neste momento temos garantido 45 por cento dos custos de todas as mediatecas com recursos próprios”, exultou Pedro Teta.
 
O projeto Rede de Mediatecas de Angola prevê 25 unidades em todas as províncias. Com a Mediateca “Zé Dú” contam-se sete e até 2017 espera-se que hajam 12 unidades em pleno funcionamento. Mas à medida que são construídas novas unidades, os serviços proporcionados pelas mediatecas podem ser encontrados em qualquer uma das seis unidades móveis, que integram a rede.
 
O coordenador da Rede de Mediatecas de Angola garante que as unidades móveis oferecem aos usuários as mesmas condições de acesso aos serviços. Cada mediateca móvel tem capacidade para 30 usuários ao mesmo tempo e, segundo Pedro Teta, tem sido um sucesso em todos os municípios. “Temos definido que cada unidade móvel fica um ou dois meses num município, mas acabamos por receber vários pedidos para ficar quatro a cinco meses”, revelou.
 
 
 
 
 
 
 
Publicado em 26-08-2016