Cascais eleita melhor destino sustentável do mundo

Cascais eleita melhor destino sustentável do mundo

A vila de Cascais (Membro Associado da UCCLA), em Portugal, foi recentemente distinguida com o prémio de melhor destino sustentável do mundo, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido pela autarquia na recuperação ambiental feita na Duna da Cresmina e na Quinta do Pisão.
 
O galardão foi entregue no âmbito da Feira Internacional de Turismo, em Berlim, na Alemanha e premiou Cascais entre os mais de mil destinos a concurso. A vila portuguesa recebeu do júri, o primeiro prémio «Vistas - VISION Innovation for Sustainable Tourism Awards 2014» (Prémio Inovação para a Sustentabilidade Turística 2014).
 
O prémio chegou na sequência do trabalho de requalificação ambiental iniciado em 2010 no Centro de Interpretação da Duna da Cresmina e na Quinta do Pisão, que levou à recuperação de 90 hectares na zona, inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais.
 
O Núcleo de Interpretação da Duna da Cresmina tem por objetivo de dar a conhecer a fauna e flora únicas associadas ao sistema de dunas do Guincho-Cresmina. A Quinta do Pisão de Cima, situada a norte do concelho de Cascais, estende-se por 380 hectares de área totalmente inserida no Parque Natural de Sintra-Cascais. Dedicada à atividade agro-silvo-pastoril, é um património importante, tanto na organização estrutural da paisagem, compartimentação e uso racional, como na presença de ruínas de valor cultural e arquitetónico. 
 
Publicado em 20-05-2014