A Casa dos Estudantes do Império e o Movimento Associativo Estudantil em debate

A Casa dos Estudantes do Império e o Movimento Associativo Estudantil em debate

O novo edifício da Assembleia da República, em Lisboa, foi o palco do debate «A Casa dos Estudantes do Império e o Movimento Associativo Estudantil», no âmbito da homenagem que a UCCLA está a organizar aos associados da Casa dos Estudantes do Império (CEI), desde outubro passado.

 

   


O debate, que ocorreu dia 24 de fevereiro, foi moderado pela jornalista Maria Flor Pedroso e contou com as presenças e intervenções de Vítor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA, Edmundo Rocha, médico, Carlos Veiga Pereira, jornalista, Manuel Santos Lima, professor catedrático e escritor, Luís de Almeida, Embaixador de Angola junto da CPLP, e do Deputado António Filipe, em representação da Presidente da Assembleia da República.

     

   

 

Antes das intervenções, Maria Flor Pedroso leu uma mensagem de Jorge Sampaio, ex-Presidente da República de Portugal, que não podendo estar presente não quis deixar de se associar à iniciativa. “Através deste singelo depoimento quero, pois, juntar-me a esse debate e evocar com especial emoção a dimensão de fraterna solidariedade que representou aquela Casa na vida de estudantes africanos e portugueses, na década de 50 e princípios da década de 60, do século passado, em Portugal” afirmou na mensagem, acrescentando que a CEI "foi-se tornando numa organização cultural muito significativa, quer pelas suas realizações, quer pelo conjunto de membros ou associados que foi capaz de congregar à sua volta”. Leia aqui a mensagem de Jorge Sampaio.

 

   


O Secretário-Geral da UCCLA agradeceu a presença de todos e relembrou a importância da Casa dos Estudantes do Império e das múltiplas personalidades que por lá passaram.

O responsável salientou a exposição que os Paços do Concelho de Lisboa irão acolher, a partir de 21 de maio próximo, e o encerramento da homenagem aos associados da CEI na Fundação Calouste Gulbenkian, a 25 de maio.

 

Durante o evento procedeu-se à apresentação do Livro do III Encontro de Escritores de Língua Portuguesa, que se realizou na cidade de Natal, no Brasil. O livro, que foi ofertado a todos os presentes, foi apresentado pelo responsável da área da cultura da UCCLA, Rui Lourido, que deu a conhecer os temas e os intervenientes desse grande encontro à volta da cultura e da língua portuguesa.
 

 

 

Gravação audio pela Assembleia da República

Veja o vídeo feito pela Câmara Municipal de Lisboa
 

Publicado em 24-02-2015