Foi num ambiente informal e acolhedor que decorreu, no dia 27 de junho, no auditório da Casa das Galeotas, o debate “Arte e Empreendedorismo no Feminino - Europa, África e América Latina”, organizado pela UCCLA, Casa da América Latina e Associação Mulheres Empreendedoras Europa África.
Dois painéis - “Arte é um negócio sério?” e “Arte como profissão nos três continentes e estratégias de internacionalizar” - conduziram o debate que contou com a presença de várias personalidades femininas que têm vindo a desenvolver um papel relevante no setor cultural e empresarial.
As entidades organizadoras fizeram a abertura do evento, desejando a todos os presentes um bom encontro - Cristina Valério, coordenadora da área económica e empresarial da Casa da América Latina, Isabel Nascimento, da Associação Mulheres Empreendedoras Europa África, e Vitor Ramalho, Secretário-Geral da UCCLA.
A família, a carreira, os negócios, a formação, a visão e influência do meio envolvente, as dúvidas e as certezas, a partilha de experiências foram o mote da conversa matinal, onde não faltou a apresentação de alguns dos trabalhos realizados pelas intervenientes, desde peças de joalharia, vestuário, artesanato diverso, pintura, etc.
“Arte é um negócio sério?” foi o painel moderado por Maria João Martins, jornalista da Vogue Madrid e escritora, que contou com a presença de uma convidada especial, a Embaixadora do Paraguai, María José Argana Mateu. As intervenções, neste painel, foram de Carla Vilas-Boas Carvalho, Chefe de Divisão da Cultura da Câmara Municipal de Felgueiras (Portugal), Zuri Peche, cantora e empreendedora, empresa Angel Heart, marca Missangas &Co (Peru), e Felizarda Prazeres, Embaixadora do Africa Fashion, blogger e consultora de imagem (São Tomé e Príncipe).

No painel “Arte como profissão nos três continentes e estratégias de internacionalizar” a moderação esteve a cargo de Maria João Veiga Gomes, do AICEP (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), com intervenções Maria Seruya, artista plástica (Portugal), Luana Bistane, LadoBe, Creative Agency, Indústrias Criativas (Brasil), Dila Moniz, artista plástica, design e pintura (Angola), Alheli Guerrero Chapa, atriz e performer (México) e Edite Tem Jua, Advogada, ex- Ministra da Justiça, Administração Pública e Assuntos Parlamentares, escritora e criadora da marca de moda TEN JUA Collection (São Tomé e Príncipe).