Casa da Cultura e dos Bicos serão reabilitadas

Casa da Cultura e dos Bicos serão reabilitadas

Dois edifícios emblemáticos da cidade da Beira (Membro Associado da UCCLA), em Moçambique, vão beneficiar de reabilitação no âmbito do plano quinquenal do Governo. Trata-se da histórica Casa de Cultura de Sofala e da magnífica Casa dos Bicos.

A Casa da Cultura de Sofala, local que já acolheu vários eventos culturais e que já foi ponto de convergência de diversos artistas nacionais e estrangeiros, construída há 53 anos e que beneficiou entre 2014 a 2018, de uma reabilitação, hoje é um edifício parcialmente destruído, devido ao ciclone Idai que, em março do ano passado, arrasou a cidade da Beira e como se sabe não poupou infraestruturas.

A Ministra da Cultura e Turismo, Eldevina Materula, visitou o histórico edifício e no final garantiu que o edifício irá ser reabilitado dentro do presente quinquénio com vista a garantir que o espaço volte a acolher artistas e que o mesmo seja um ponto de transmissão de conhecimentos culturais.

"Fica a garantia de que ao longo deste quinquénio, este espaço, a Casa da Cultura de Sofala, uma casa onde se transmite cultura e ensinamento, um espaço que é o lugar oficial de acolhimento do artista, vai merecer toda a atenção e apoio por parte do Governo. Este edifício vai ser reabilitado e apetrechado", garantiu.

A Casa dos Bicos é um edifício com uma invulgar arquitetura, localizada no centro da cidade da Beira. Tal como a Casa de Cultura já acolheu eventos históricos de âmbito nacional e internacional, hoje infelizmente está abandonada e clamando por uma reabilitação há mais de uma década. 

"A Casa dos Bicos é igualmente um grande espaço cultural. Sem querer adiantar muito, porque perspetivas são sonhos, devo dizer que o espaço merece toda a nossa atenção e deve ser acarinhado. A Casa dos Bicos é um património cultural que deve ser reabilitado e melhor aproveitado. Como Governo, garantimos tudo faremos para concretizar esta iniciativa. É uma certeza que levamos daqui depois de visitar a casa dos bicos e vamos travar uma luta para conseguir este feito nos próximos meses" afirmou Eldevina Materula.  
 

Mais informações sobre Casa da Cultura e dos Bicos serão reabilitadas

 

 

Publicado em 12-07-2020