Campanhas de limpeza em Nampula

Campanhas de limpeza em Nampula

O Governador de Nampula, Victor Borges, lança, dia 2 de março, na cidade da ilha de Moçambique (Membro Efetivo da UCCLA), a semana provincial de dinamização do saneamento do meio, higiene e educação em saúde, com o objetivo de reduzir a proliferação do lixo que, segundo as autoridades sanitárias, está associado ao desenvolvimento de doenças, como a cólera e a malária.

Esta campanha vai envolver todas as camadas sociais e, todos os sábados, participarão nas atividades de limpeza dos locais públicos e de residências, na promoção dos hábitos de consumo de água tratada, entre outros.

Mais informações


A população residente na cidade da Ilha de Moçambique pediu, ao Governador de Nampula, para que o executivo contemple a construção de mais sanitários públicos, como forma de mitigar os problemas de saneamento do meio decorrente do crescimento demográfico.
O pedido foi formulado no decurso das cerimónias do lançamento da “Semana Provincial de Dinamização de Saneamento de Meio, Higiene e Educação de Saúde”.

Segundo explicaram, o número de sanitários públicos existentes na cidade são insuficientes para satisfazer as necessidades biológicas de toda a população ali residente (cerca de 15 mil pessoas).

O saneamento do meio na Ilha de Moçambique, que no passado apresentou graves problemas, devido particularmente ao fecalismo a céu aberto, já está a melhorar. O fenómeno levou na altura o Governador Felismino Tocoli a equacionar a tomada de medidas administrativas para desencoraja-lo.

Atualmente é possível frequentar as praias locais para lazer e outros fins, o que não era possível por conta do fecalismo a céu aberto.
Victor Borges congratulou a população local pela mudança de atitude, tendo a encorajado a continuar na defesa e preservação do meio ambiente.

“Não deixem que alguém volte a sujar as vossas praias. Em locais onde é possível fazer latrinas, que sejam feitas porque só assim poderemos gozar de boa saúde, livre de cólera e outras doenças”, exortou Borges.

Mais informações

 

Publicado em 02-03-2015