Câmara de Bissau vai reconstruir histórico mercado central
Imagem
GUINÉ-BISSAU | Bissau
Publicado em 09-08-2017
A Câmara de Bissau (Membro Efetivo da UCCLA), na Guiné-Bissau, assinou com a instituição bancária luso-guineense Ascom o financiamento para reconstruir o histórico Mercado Central da capital guineense. A obra está orçada em 1,8 mil milhões de francos CFA.
O presidente da autarquia Baltazar Cardoso afirmou que "é um dia histórico. Vamos assinar um memorando de financiamento para a construção do mercado central de Bissau", durante a cerimónia que contou com a presença do ministro das Finanças guineense, João Fadiá, e do presidente do Banco da África Ocidental, Rómulo Pires.
Baltazar Cardoso recordou que os "feirantes passaram momentos difíceis", mas que se vai dar início a uma "nova era" com a reconstrução do mercado.
Construído na época colonial, o mercado foi destruído pela primeira vez durante a guerra civil em 1998, tendo sido reabilitado em 1999.
Em 2005, um incêndio destruiu por completo aquele mercado, desalojando centenas de feirantes que se espalharam pelos passeios no centro da cidade para continuar a sua atividade.
"Penso que vamos voltar a falar daqui a um ano na inauguração", disse o presidente da autarquia.
O ministro das Finanças explicou que foi dado aval à obra, porque as receitas que vão ser produzidas pelo aluguer de espaços no novo edifício vão permitir financiar a dívida.