A cidade da Praia acolheu, de 16 a 18 de outubro, o 13.º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa sob o tema “Independência, Literatura e Inteligência Artificial”.
Trata-se de uma iniciativa da UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) e da Câmara Municipal da Praia, e com o patrocínio da EMEP - Empresa de Mobilidade e Estacionamento da Praia e da Porto Editora.
O evento, que contou com a presença de diversas autoridades nacionais e internacionais - entre elas o Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, o presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, e a Secretária-Geral Adjunta da UCCLA, Paula Leal da Silva - reafirmou o compromisso do país com a cultura, a liberdade e a valorização da língua portuguesa.
O encontro reuniu escritores, investigadores, editores, professores, críticos literários e leitores de vários países e regiões do espaço lusófono, promovendo o diálogo em torno do tema em análise. O programa colocou a Inteligência Artificial no centro das questões que hoje atravessam a criação literária e o futuro do livro.
Escritores presentes:
Angola: Israel Campos;
Brasil: Ozias Filho;
Cabo Verde: Adolfo Lopes, Dina Salústio, Germano Almeida, Hélio Varela (vídeo), Nardi Sousa e Paulo Veríssimo;
Galiza: Teresa Moure;
Guiné-Bissau: Emílio Tavares Lima;
Macau/China: Joaquim Ng Pereira;
Moçambique: Sérgio Raimundo;
Portugal: Hélia Correia (texto), Isabel Castro Henriques (vídeo), João Pinto de Sousa (editora A Bela e o Monstro - “Grande Edição Comentada e Ilustrada d’Os Lusíadas”) e Ricardo Araújo Pereira;
São Tomé e Príncipe: Alice Goretti Pina;
Angola/Portugal: Cláudio Silva - Vencedor do Prémio de Revelação Literária.
Reportagem fotográfica do 13.º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
Programa
16 de outubro de 2025
Antes da cerimónia de abertura, o 13.º encontro começou onde a palavra mais floresce, junto de estudantes do Liceu Domingos Ramos e da Universidade de Cabo Verde.
Escritores e estudantes cruzaram ideias em momentos de conversa e partilha - uma ponte de gerações unidas pela força da língua portuguesa e pela curiosidade do pensamento.

Publicação do Liceu Domingos Ramos - Conversa Aberta de Escritores Lusófonos com Alunos do LDR

Publicação da Universidade de Cabo Verde - Escritores lusófonos conversam sobre independência, literatura e inteligência artificial na Uni-CV
Biblioteca Nacional de Cabo Verde
Sob o tema “Independência, Literatura e Inteligência Artificial”, o 13.º encontro propôs uma reflexão sobre os desafios contemporâneos e o papel da cultura na construção de um futuro mais livre, criativo, humano e inclusivo. Esta edição teve como foco o V centenário do nascimento de Luís Vaz de Camões, num ano em que se assinala o cinquentenário das independências em vários países lusófonos.
Abertura oficial
Intervenções do presidente da Academia Cabo-Verdiana de Letras, Daniel Medina, do administrador da EMEL, Silvestre Semedo Andrade, do vereador da Cultura e Economia Criativa da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, e do Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves.


Na sessão de abertura, os oradores destacaram a importância da palavra, da memória e da criação literária como pilares da identidade e do desenvolvimento dos povos lusófonos. A língua portuguesa foi evocada como uma ponte viva que une histórias e gerações, transcendendo fronteiras geográficas e culturais.
Inauguração do busto de Luís de Camões
Pelo Presidente da República de Cabo Verde, José Maria Neves, presidente da Câmara Municipal da Praia, Francisco Carvalho, e pela Secretária-Geral Adjunta da UCCLA, Paula Leal da Silva.
O busto é da autoria de Diogo Muñoz e foi patrocinado pela Porto Editora.


Vídeo da sessão de abertura 2 e inauguração do busto de Luís de Camões
“Camões e a Diversidade das Identidades Literárias”
Moderador: Rui Lourido
Intervenção de Germano Almeida, Prémio Camões, Hélia Correia (leitura de texto enviado) e João Pinto de Sousa, editor da Bela e o Monstro e da obra Edição Comentada e Ilustrada d’Os Lusíadas.

“Literatura e Humor” por Ricardo Araújo Pereira (Portugal)

Vídeo do tema “Literatura e Humor” com Ricardo Araújo Pereira
17 de outubro de 2025 - Hotel Barceló
Apresentação do Prémio de Revelação Literária UCCLA/CML: Novos Talentos, Novas Obras em Língua Portuguesa
Intervenção de Rui Lourido, coordenador cultural da UCCLA, Germano Almeida, membro do júri, e Cláudio da Silva (Angola/Portugal), premiado da última edição.

“Literatura e Desenvolvimento”
Moderador: Paulo Veríssimo (Cabo Verde)
Intervenção de Teresa Moure (Galiza), Joaquim Ng Pereira (Macau/China), Ozias Filho (Brasil), Daniel Medina (Cabo Verde) e Vera Duarte (Cabo Verde)

“Literatura, Liberdade e Humanização: 50 anos de Independência”
Moderadora: Cheila Delgado (Cabo Verde)
Intervenções de Isabel Castro Henriques (Portugal - enviado vídeo), Alice Goretti Pina (São Tomé e Príncipe), Nardi Sousa (Cabo Verde) e Dina Salústio (Cabo Verde)

No final do dia, a UCCLA ofereceu um jantar a todos os participantes, no Quintal da Música.


18 de outubro de 2025 - Hotel Barceló
“Cultura, Literatura e Inteligência Artificial”
Moderador: Adolfo Lopes (Cabo Verde)
Intervenção de Sérgio Raimundo (Moçambique), Israel Campos (Angola), Emílio Tavares Lima (Guiné-Bissau), Silvino Évora (Cabo Verde) e Hélio Varela (Cabo Verde – enviado vídeo)

Encerramento do 13.º Encontro de Escritores de Língua Portuguesa
Intervenção do vereador da Cultura e Economia Criativa da Câmara Municipal da Praia, Jorge Garcia, e da Secretária-Geral Adjunta da UCCLA, Paula Leal da Silva.


Notícias dos órgãos de comunicação social:
16 de outubro de 2025 - Inforpress - Literatura é pilar da identidade e da humanidade, afirma José Maria Neves
16 de outubro de 2025 - Inforpress - Lusofonia: Daniel Medina propõe criação de prémio literário e observatório da literatura no encontro de escritores
16 de outubro de 2025 - Observador - PR de Cabo Verde diz que uma sociedade livre precisa de escritores mesmo em tempos de IA
16 de outubro de 2025 - RTC - Presidente da República preside cerimónia de abertura do VIII encontro de escritores de língua Portuguesa
16 de outubro de 2025 - RTP - PR de Cabo Verde diz que uma sociedade livre precisa de escritores mesmo em tempos de IA
16 de outubro de 2025 - Santiago Magazine - PR: Literatura é “um pilar da identidade cabo-verdiana e guardiã da humanidade”
16 de outubro de 2025 - Voz do Archipelago - José Maria Neves defende literatura como “resistência” face à inteligência artificial
17 de outubro de 2025 - Balai - Literatura é pilar da identidade e da humanidade, afirma José Maria Neves
17 de outubro de 2025 – Expresso das Ilhas - Presidente da República pede reflexão sobre a força da literatura na consolidação da lusofonia
17 de outubro de 2025 - JMNPresidente - De Camões à IA, PR reflete sobre força da literatura na consolidação da lusofonia e na nossa construção identitária
17 de outubro de 2025 - RTP - Escritor brasileiro Ozias Filho defende que a literatura é ato político e de resistência
17 de outubro de 2025 - RTP - Germano de Almeida considera que confusão com livro acabou porque suspeito da autoria negou
18 de outubro de 2025 - Bom Dia - “A literatura é o algoritmo da humanidade”: lusófonos debatem IA na Praia
18 de outubro de 2025 - Bom dia - “Ricardo Araújo Pereira diz que IA não é rival: “Não têm graça nenhuma””
18 de outubro de 2025 - Jornal de Notícias - Ricardo Araújo Pereira: "É divertido que um palhaço acerte com uma maçã podre na testa do senhor presidente"
18 de outubro de 2025 - Sapo - "A minha vida é muito facilitada por vivermos numa democracia"
18 de outubro de 2025 - Voz do Archipelago - Um observatório lusófono da literatura. O sonho que Daniel Medina
19 de outubro de 2025 - Mais Afrika - Cabo Verde: Lusofonia debate IA na Literatura
22 de outubro de 2025 - Observatório da Língua Portuguesa - Escritor premiado Cláudio da Silva luta a partir das margens da arte contra a ganância