Cabo Verde avança para criação da primeira Zona Económica Especial
Imagem
Publicado em 17-07-2017
O projeto da futura Zona Económica Especial (ZEE) de São Vicente, em Cabo Verde, é prioritário para o governo e o país prepara-se para receber a primeira estrutura do género, com vocação marítima, criada com apoio da China nos países lusófonos.
O primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, adiantou que o projeto da ZEE irá oferecer serviços de transportes marítimos, operações portuárias, pesca, serviços especializados de apoio logístico, bem como turismo, ciência e educação especializada no sector do mar.
Entre as vantagens do projeto está a localização estratégica do arquipélago, entre a Europa e a África Ocidental, além da experiência da China na criação de ZEEs.
Da parte da China, o apoio ao projeto foi assegurado pelo ministro dos Negócios Estrangeiros da China, Wang Yi, no decurso de uma reunião na Praia com o seu homólogo cabo-verdiano Luís Filipe Tavares.
O chefe da diplomacia chinesa sublinhou, na altura, a importância da posição geográfica de Cabo Verde, adiantando que o governo cabo-verdiano “manifestou vontade de participar na iniciativa “Uma Faixa, uma Rota” do governo chinês.