Mapa Moçambique

Cabo Delgado

A Província de Cabo Delgado está localizada no extremo nordeste de Moçambique e tem por capital a cidade de Pemba, localizada a cerca de 2.600 km ao norte de Maputo. Está dividida em 17 distritos e possui, desde 2013, cinco municípios: Chiúre, Mocímboa da Praia, Montepuez, Mueda e Pemba.

É nessa região, uma das mais pobres do país, que desde outubro de 2017, acontece uma guerra que já deixou mais de 2 mil mortos e milhares de deslocados.

Mapa Mocambique



O primeiro ataque de grupos armados, até então desconhecidos na Província de Cabo Delgado, aconteceu no dia 5 de outubro de 2017, na cidade de Mocímboa da Praia. Os ataques ou ações terroristas foram acontecendo de forma gradativa. As vítimas são os pobres que vivem de forma muito simples, em casas de taipa, cobertas de palha. O cenário é assustador, todos vivem aterrorizados, sempre esperando onde e como será o próximo ataque. Leia a reportagem, com a contextualização da situação vivida em Cabo Delgado, “O povo de Cabo Delgado quer paz” aqui.

A violência armada em Cabo Delgado começou há três anos e está a provocar uma crise humanitária. O povo da região foge dos ataques e procura socorro e proteção para as suas vidas.

Neste momento de drama social, económico e humanitário, têm surgido várias campanhas dirigidas a todos os que queiram ajudar a comunidade de Cabo Delgado. É um momento de emergência e diversas organizações apelam ao envio urgente de ajuda humanitária para Cabo Delgado.

A UCCLA não poderia ficar indiferente à situação que se vive atualmente em Cabo Delgado. Queremos colaborar e, por isso, reunimos as nossas cidades. Ouvimos as suas ideias e os seus anseios e, em conjunto, vamos ajudar. Estamos juntos!


Foto: África Turismo 
Foto: Maps Mozambique

 

Publicado em 10-04-2021